A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, alerta sobre os cuidados com a Dengue e redobra as ações de combate ao vetor! O município, até a presente data, registrou 144 casos da doença, o que representa uma situação que demanda mais atenção de todos os moradores da cidade e das equipes de saúde.
Além da campanha de combate aos criadouros do Aedes aegypti - mosquito transmissor da doença - desde o dia 13 de março, a equipe de Zoonoses tem realizado um Bloqueio Químico nas residências, escolas e imóveis localizados no Bairro Santo Antônio. A localidade tem registrado um número elevado de casos e através da aplicação intradomiciliar de inseticidas, é possível eliminar o mosquito adulto e diminuir a transmissão da doença.
O produto é aplicado nos cômodos internos e para evitar a contaminação, os moradores e animais devem esperar 30 minutos para utilizarem novamente o ambiente. De acordo com a Subsecretária do Sistema Sanitário de Saúde Pública, Ludmila Gomes, o Bloqueio Químico é uma estratégia complementar. "Mesmo com a ação realizada nas ruas da localidade, continuamos recebendo notificação de casos de dengue. Ou seja, o bloqueio no interior das residências é uma alternativa diferente e complementar aos demais cuidados, como eliminar corretamente os resíduos, evitar água parada e usar repelente. Por isso, é importante que os moradores continuem com os cuidados diários e permitam que os agentes apliquem o produto nos imóveis, uma vez que o bloqueio terá maior cobertura, o que irá impactar no resultado final das ações", afirma.
Eva Rosa, de 63 anos, é moradora do bairro e afirma que a ação é importante para a comunidade. "Eu moro aqui no Bairro Santo Antônio e estou feliz que eles estão aqui "jogando o remédio contra a dengue", uma doença que está causando muitos problemas. Eu agradeço a eles pela ajuda", destacou.
A Secretaria de Saúde alerta sobre os cuidados contra a doença e recomenda ações, como:
- Não deixar água parada;
- Tampar a caixa a d'água e cisternas;
- Descartar pneus, garrafas e latas nos locais corretos;
- Colocar areia nos vasos de planta;
- Utilizar repelente.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o setor de Zoonoses, em: (31) 3558-2319.