Principais candidatos são Lira, apoiado por Bolsonaro, e Baleia, candidato de Rodrigo Maia. Além dos oito que já haviam anunciado que entrariam na disputa, Kataguiri registrou candidatura. Nove deputados formalizaram nesta segunda-feira (1º) suas candidaturas à presidência da Câmara dos Deputados. O prazo de inscrições se encerrou às 17h.
A sessão para a escolha do novo presidente começa às 19h desta segunda-feira. Além dos oito deputados que já haviam anunciado que entrariam na disputa, Kim Kataguiri (DEM-SP) registrou candidatura nesta segunda-feira.
Cada candidato terá direito a dez minutos para discursar no plenário e apresentar as propostas. Em seguida, será feita a votação — a estimativa é que tenha início por volta de 21h. O eleito comandará a Câmara pelos próximos dois anos.
Eleição na Câmara: conheça o perfil dos candidatos
Os principais nomes na disputa são Arthur Lira (PP-AL), um dos principais articuladores do "Centrão" e que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro, e Baleia Rossi (MDB-SP), candidato do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Os dois conseguiram angariar o maior número de partidos em seus blocos de apoio.
Saiba quais deputados disputam a presidência da Câmara (por ordem alfabética):
Alexandre Frota (PSDB-SP): Candidatura avulsa, sem o apoio de partidos.
André Janones (Avante-MG): Candidatura avulsa, sem o apoio de partidos.
Arthur Lira (PP-AL): Tem o apoio de pelo menos dez partidos (PSL, PP, PL, PSD, Republicanos, PSC, Podemos, Avante, Patriota, PTB e Pros).
Baleia Rossi (MDB-SP): Tem apoio de dez partidos (PT, MDB, PSDB, PSB, PCdoB, Rede, PV, Solidariedade, Cidadania e PDT).
Fábio Ramalho (MDB-MG): Candidatura avulsa, sem o apoio de partidos.
General Peternelli (PSL-SP): Candidatura avulsa, sem o apoio de partidos.
Kim Kataguiri (DEM-SP): Candidatura avulsa, sem o apoio de partidos.
Luiza Erundina (PSOL-SP): Candidata do PSOL.
Marcel van Hattem (Novo-RS): Candidato do Novo.
Além da presidência da Câmara, serão definidos outros dez cargos na Mesa Diretora, órgão responsável pela direção dos trabalhos legislativos e a gestão administrativa da Casa, também com mandatos de dois anos.