A atividade de rotina tem caráter preventivo e deve envolver empregados da empresa e moradores da região. No horário do simulado, haverá o toque real de sirenes, e os participantes deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura. Vale ressaltar que antes do simulado haverá um aviso sonoro informando sobre o exercício.
De acordo com a empresa, o objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência envolvendo barragens. Além disso, a mineradora reforça que não houve alteração da condição de segurança das estruturas. As vias da região ficarão interditadas por cerca de 20 minutos.
Ficarão interditadas as vias 511 (estrada vicinal de Belo Vale); estrada da região de Mato Félix; Forninho (estrada sentido Congonhas); rua Antônio Isidoro Dias; estrada sentido ao distrito de Machado (perto da Fazenda Zé Mendes); estrada sentido à divisa de Jeceaba com São Brás do Suaçuí (perto da Fazenda do Avestruz); estrada municipal José André Veado (região de Caetano Lopes); e estrada MG 155/km 06.