O que significa ter sua bicicleta, avaliada em R$ 100 mil, roubada? Para a atleta mineira de mountain bike, Hercília Najara, de 34 anos, além do prejuízo, a perda do equipamento a impediria de disputar a etapa de Congonhas, na Região Central de Minas, do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike XCO, que acontecerá de 26 a 30 de abril.
A bicicleta da atleta, uma TSW Turbo, foi roubada da loja BH Bike History, localizada à Avenida do Contorno, 7.212, no Bairro de Lourdes, na última quarta-feira (19/4). Hercília havia deixado o equipamento lá para uma revisão, o que é normal que aconteça antes de qualquer competição. Um homem entrou na loja, em horário que ela estava aberta, e retirou o equipamento sem que os funcionários percebessem. A ação foi registrada por câmeras de segurança do local.
A bicicleta foi recuperada na noite dessa sexta-feira (21/4) pela Polícia Militar que recebeu uma denúncia. O equipamento estava numa mata próxima ao Hospital da Baleia, e os indícios é que tenha sido desmontada para revenda.
Desde a última quarta-feira que a vida de Hercília se transformou em desespero. “Sem a bicicleta, não tinha como competir no Pan-Americano”. Ela chegou a ir para as redes sociais, onde fez apelos, a maioria deles, com lágrimas nos olhos.
Na madrugada deste sábado (22/4), as lágrimas de tristeza se transformaram em alegria, quando ela chegou ao 128º Batalhão de Polícia Militar, e viu a bicicleta, montada, em cima de uma mesa. “Vou poder competir. Tinha certeza de que ela seria encontrada. Estou muito feliz”, disse.
Hercília foi do desespero à alegria. Na quarta-feira ela havia gravado um vídeo em que disse emocionada: “Eu tô realmente esperançosa de que ela vai ser encontrada. Tô tentando me manter forte, principalmente pela proximidade do Pan-Americano na semana que vem, onde vou representar o Brasil. Então, eu espero que, de verdade, ela chegue até lá.”
Denúncia
Segundo o aspirante Arthur Dickel, a denúncia dava conta de que um homem tinha sido visto, nas imediações da mata, com dois sacos plásticos pretos e uma caixa com material alaranjado.
Os policiais se deslocaram para o local. Não encontraram o homem, mas ao entrar na mata, localizaram a bicicleta desmontada. Parte das peças estavam dentro de sacos plásticos.
Imediatamente foi feito contato com Hercília, que conta que quase não acreditou. “Era tarde da noite. Queria muito a minha bike de volta. Mas pensei que poderia ser um trote. Felizmente não era. Saí correndo de casa”, relembra.
Competição
Hercília foi convocada pela Confederação Brasileira de Ciclismo para competir na categoria Elite Feminina junto de Raíza Goulão e Karen Olímpio no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike XCO.
A competição será relaizada no próximo fim de semana em Congonhas, na Região Central de Minas.
Estado de Minas