Na tarde da quinta-feira, 11 de maio, representantes da associação de moradores do bairro Taquaral foram recebidos pelo Prefeito, Angelo Oswaldo; a Vice-prefeita, Regina Braga, e os secretários de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha; Desenvolvimento Urbano e Habitação, Camila Sardinha; Obras, Franklin Evangelista; Segurança e Trânsito, Juscelino Gonçalves; Governo, Yuri Borges; e o vereador da Câmara de Ouro Preto, Wanderley Kuruzu.
A reunião se concentrou nas demandas habitacionais dos moradores do bairro. Um extenso plano de trabalho foi apresentado sobre o programa "Um teto é tudo", o que incluiu o mapeamento da área, o panorama dos estudos urbanísticos, geotécnicos e complementares, a realização de cadastros sociais, bem como a apresentação de seu quantitativo.
Ainda durante a reunião algumas propostas foram explicitadas, como o projeto urbanístico do bairro Taquaral, a análise de locais alternativos para fins de loteamento, de modo a também contemplar à população a infraestrutura de serviços públicos nas proximidades, e que disponham de infraestrutura urbana, paisagística e arbórea.
Uma das duas regiões citadas corresponde a área da antiga Febem, cujo terreno está em processo avançado de doação pelo governo de Minas Gerais. Outras regiões que também já estão em fase avançada de negociação se referem a terrenos no bairro Bauxita e Saramenha.
O trabalho técnico social também foi apresentado, o que envolve buscativas constantes, e a busca pela conscientização das pessoas sobre a necessidade de ir para locais seguros.
O Prefeito, Angelo Oswaldo, faz um balanço positivo em relação ao trabalho apresentado: "Estamos em plena sintonia com as aspirações dos moradores do bairro Taquaral. Vamos consolidar as áreas seguras e promover a implantação das novas habitações que vão acolher as pessoas. Eu fiquei muito satisfeito com a reunião com a participação dos moradores e os técnicos da Prefeitura, vendo que estamos no bom caminho, há avanço no programa de habitação do município".
Para que o diálogo com a comunidade seja ampliado, uma assembleia com os moradores do bairro Taquaral também será realizada, ainda sem data confirmada.
"A gente se sentia impotente por não saber o que a Prefeitura estava fazendo, mas hoje nós esclarecemos, e agora temos um sentimento de esperança", afirma a presidente da Associação de Moradores do Bairro Taquaral, Estefane Malaquias.
Ainda estiveram presentes na reunião o procurador do município, Celso Guimarães; o secretário adjunto de obras, Carlos Henrique; o gerente de assistência social, Luiz Gustavo de França; o superintendente da Secretaria de Habitação, Pedro Moreira; a diretora de acolhimento para habitação e interesse social, Grazielle Silva de Freitas; e a diretora de regularização fundiária e reassentamentos, Jackslaine de Souza Câmara.