Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Gerais

Taxista é preso suspeito de estuprar mulher desacordada

Está preso o taxista de 57 anos suspeito de estuprar uma mulher em Nova Era, na Região Central de Minas Gerais.


Segundo as investigações, o homem teria oferecido bebidas alcoólicas para duas mulheres em um bar da cidade. Após consumirem o produto, elas se sentiram mal. Foi quando o taxista se ofereceu para levá-las para casa.

No trajeto, conforme a polícia, o motorista teria tentado manter relações com uma das passageiras dentro do veículo. Como ela resistiu às investidas, o suspeito a deixou em uma rua no Centro de Nova Era.Porém, o taxista seguiu com a outra mulher para a casa dele. Lá, de acordo com as apurações policiais, ele manteve relações sexuais com a vítima desacordada.

Ainda segunda a Polícia Civil, o suspeito foi indiciado em 2020 por manter relações sexuais com uma outra mulher se aproveitando do estado de embriaguez dela. O caso foi em Bela Vista de Minas, cidade vizinha de Nova Era. O crime também foi dentro do carro dele.

O que é relacionamento abusivo?

Os relacionamentos abusivos contra as mulheres ocorrem quando há discrepância no poder de um em relação ao outro. Eles não surgem do nada e, mesmo que as violências não se apresentem de forma clara, os abusos estão ali, presentes desde o início. É preciso esclarecer que a relação abusiva não começa com violências explícitas, como ameaças e agressões físicas.
A violência doméstica é um problema social e de saúde pública e, que quando se fala de comportamento, a raiz do problema está na socialização. Entenda o que é relacionamento abusivo e como sair dele.

Leia também:
 Cidade feminista: mulheres relatam violência imposta pelos espaços urbanos

Como denunciar violência contra mulheres?

Onde procurar ajuda

A mulher em situação de violência de qualquer cidade de Minas Gerais pode procurar uma delegacia da Polícia Civil para fazer a denúncia. É possível fazer o registro da ocorrência on-line, por meio da delegacia virtual. Use o aplicativo 'MG Mulher'.

Locais de atendimento e acolhimento às mulheres

O que é violência física?

O que é violência psicológica?

O que é violência sexual?

O que é violência patrimonial?

O que é violência moral?

O que é estupro contra vulnerável?

O crime de estupro contra vulnerável está previsto no artigo 217-A. O texto veda a prática de conjunção carnal ou outro ato libidinoso com menor de 14 anos, sob pena de reclusão de 8 a 15 anos.
No parágrafo 1º do mesmo artigo, a condição de vulnerável é entendida para as pessoas que não tem o necessário discernimento para a prática do ato, devido a enfermidade ou deficiência mental, ou que por algum motivo não possam se defender.

Penas pelos crimes contra a liberdade sexual

A pena para quem comete o crime de estupro pode variar de seis a 10 anos de prisão. No entanto, se a agressão resultar em lesão corporal de natureza grave ou se a vítima tiver entre 14 e 17 anos, a pena vai de oito a 12 anos de reclusão. E, se o crime resultar em morte, a condenação salta para 12 a 30 anos de prisão.
A pena por violação sexual mediante fraude é de reclusão de dois a seis anos. Se o crime é cometido com o fim de obter vantagem econômica, aplica-se também multa.
No caso do crime de assédio sexual, a pena prevista na legislação brasileira é de detenção de um a dois anos.

O que é a cultura do estupro?

O termo cultura do estupro tem sido usado desde os anos 1970 nos Estados Unidos, mas ganhou destaque no Brasil em 2016, após a repercussão de um estupro coletivo ocorrido no Rio de Janeiro. Relativizar, silenciar ou culpar a vítima são comportamentos típicos da cultura do estupro. Entenda.

Como denunciar violência contra mulheres?


Estado de Minas

Gerais

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!