Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Pepita

Escultura intitulada Pepita II é inaugurada em Ouro Preto


Foto: Peterson Bruschi

Neste sábado, dia 16 de setembro, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, participou da inauguração da escultura intitulada Pepita II. O trabalho é do artista Sérgio Machado e foi instalada de forma definitiva no trevo de Ouro Preto, localizado na entrada da cidade. Essa obra foi escolhida através do edital Arte em Aço, lançado pela Gerdau em 2021 em comemoração aos 120 anos da companhia e doada a Ouro Preto. A escultura que possui 20 toneladas de pedra e esta suspensa a 12 metros de altura é mais um ponto turístico para os visitantes e moradores do município.

O prefeito de Ouro Preto e presidente das Associações das Cidades Históricas de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, destacou a importância da obra para o município. "Essa estrutura é importante porque foi criada em 2023 e está marcando este ano fantástico na história de Ouro Preto, ela veio para ficar e marcar a entrada da cidade. Deixo o nosso agradecimento ao Sérgio Machado, que fez uma obra singular, e a Gerdau, por essa realização. Convido a todos para ir ao Museu Casa dos Contos e ver o trabalho do Sérgio em desenho, pintura e escultura", disse o prefeito. A iniciativa é uma realização do Governo de Minas e da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com coordenação de produção de Artur Andrade Moura e AGM Produções, Gestão de incentivo pela Através Gestão Cultural, com obra realizada pelo engenheiro Paulo Mendes e Pórtico Construções Metálicas contando ainda com o apoio da Lemos de Sá Galeria de Arte e Templuz.

O autor da Obra, Sérgio Machado, reconhecido por seus trabalhos em pedra, explicou sobre a escolha do material utilizado na elaboração de Pepita ll. "A serpentinita é parente próxima da pedra sabão, tão característica de Ouro Preto, e também tem parentesco com o granito. Presente no mundo inteiro, há séculos ela é usada em importantes construções, o piso da entrada do Vaticano, por exemplo, é feito de serpentinita", explicou o artista. "Por sua grandeza, peso, tamanho e materiais, é natural que as pessoas, ao ver a obra, sintam essa estranheza. E esse é o papel e a beleza da arte: despertar sentimentos, ideias, propor contrapontos e promover discussões, transformar um local que antes era apenas ponto de passagem em um marco para a região", completou.

O diretor executivo da Gerdau, Wendel Gomes, falou sobre o entusiasmo de apoiar a cultura de Minas Gerais. "A Gerdau é uma empresa brasileira de nascimento e mineira de coração. Apoiar a cultura do nosso estado é valorizar a riqueza de Minas. Esse edital foi aberto em 2021 para comemorar o aniversário de 120 anos da empresa e recebemos quase 100 inscrições de artistas mineiros. Isso mostra como temos grandes talentos aqui em Minas Gerais, e a entrega dessa escultura só reforça isso. Ouro Preto agora conta com uma bela escultura em aço, sendo destaque logo na porta de entrada da cidade", afirmou o diretor.

O estilo minimalista do artista fica evidente na escultura, que traz uma reflexão sobre o valor dos minerais para a região de Minas Gerais e o uso atual desse recurso para o Brasil. Pepita II, carrega a base do conceito barroco em um quadro novo e totalmente contemporâneo. Sérgio Machado produziu a escultura com o intuito de fazer com que algo pesado pareça leve e esvoaçante para o espectador. A obra conta com uma pedra de serpentinita, amparada por duas barras de aço. Nesta, terça-feira, 19 de setembro, o Museu Casa dos Contos será palco da abertura da exposição Pepita, que pode ser visitada até 15 de outubro, de terça a sábado, das 10h às 16h, e no domingo, das 10h às 14h. A mostra, que traz a pesquisa do artista em detalhes, expõe com pinturas, desenhos e esculturas um relato da criação de Pepita II.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!