Ouro Preto Tecnologia

Ouro Preto sedia a 16ª Semana de Ciência e Tecnologia de 16 a 19 de outubro

Por Redação

16/10/2023 às 10:09:47 - Atualizado há

De 16 a 19 de outubro, em Ouro Preto (MG) ocorrerá a 16ª Semana de Ciência e Tecnologia. Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Semana de Ciência e Tecnologia está em sua 20ª edição. Serão quatro dias de palestras, minicursos, exposições, oficinas e atrações culturais que, neste ano, têm como tema central "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável". Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

A temática escolhida pelo MCTI faz alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, além de reconhecer a importância das ciências básicas para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a ministra Luciana Santos no vídeo de divulgação, o objetivo é fortalecer a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que sofreu forte redução do número de participantes nos anos anteriores. Ela lembrou que, em 2018, o evento chegou a bater recorde de municípios inscritos, com 1.506 cidades participantes. "Em 2022, esse número baixou para 580 cidades e 235 projetos", disse a ministra, lembrando da necessidade de resgatar e aproximar a ciência da população.


O evento é realizado todos os anos durante o mês de outubro pelo MCTI em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Com atuação descentralizada, a SNCT tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. A ciência existe para encontrar respostas para os problemas, para cuidar e melhorar a vida das pessoas.

Segundo o secretário Inácio Arruda, o tema fortalece a relação do ministério com as instituições mobilizadoras da ciência no país. "É muito importante este primeiro passo que foi dado. Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável tem o olhar para esta retomada importante da ciência voltada para o desenvolvimento com forte inclusão social", afirmou.

Confira a programação completa clicando AQUI

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias