“A comunicação com as partes interessadas está acontecendo de forma eficiente, com reuniões com lideranças e o cadastramento socioeconômico das famílias que serão desocupadas, além de avaliação dos imóveis”, afirmou a Metrô BH por meio de nota.
A previsão é que as obras de implantação comecem após o período chuvoso de 2024, ou seja, depois do mês de maio. A expectativa é que a nova linha atenda cerca de 90 bairros e beneficie aproximadamente 270 mil usuários. O novo traçado terá sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, M. Vallourec e Barreiro.
Revitalização
Além da construção da nova linha, as estações do metrô que já existem vão passar por processo de reforma e modernização. De acordo com a administração do serviço, as intervenções devem começar em dezembro deste ano.As intervenções envolvem reformas de estações, compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas de sistemas, como os de controle e segurança dos trens, via permanente, iluminação e hidráulico. Estão previstos, também, banheiros com acessibilidade em todas as estações. Para isso, foi feito um investimento de R$ 3,9 bilhões.
Estado de Minas