Com a presença de 500 convidados, entre parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos, gestores públicos e representantes de entidades empresariais, teve início nesta terça-feira (21/11) a terceira edição do Delta Fórum, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte.
Mateus Simões destaca o objetivo do Delta Forum de incentivar o desenvolvimento dos municípios por meio da competitividade e do crescimento das micro e pequenas empresas. "É uma iniciativa importante que permite aos prefeitos e gestores públicos discutir o cenário de inovação e desenvolvimento territorial dos municípios, para que o ambiente de geração de empregos continue crescendo no estado. E o Sebrae Minas tem seu papel nisso, pois ele está presente no apoio aos municípios, ao estado e às empresas. Trata-se de um espaço favorável para discutirmos tendências para termos uma economia cada vez mais dinâmica", afirmou.
Na visão de Marcelo de Souza e Silva, o evento permite que gestores e empresários possam se capacitar e construam relacionamentos em benefício da geração de emprego e renda nos municípios. "É importante que os municípios de Minas Gerais que participam deste evento identifiquem suas potencialidades, quais são as facilidades e as dificuldades nessas conexões entre os empreendedores e o poder público. Aqui temos discussões de exemplos de cidades em todo o mundo que atraem investimentos e facilitam a vida dos empresários, para que eles ajudem no desenvolvimento econômico. É um momento de reconhecer esses exemplos e aplicá-los no futuro", explicou.
O prefeito de Cataguases, José Inácio Henriques, recebeu homenagem como vencedor estadual da 11ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor (categoria Desburocratização), uma iniciativa do Sebrae para valorizar a capacidade administrativa dos gestores públicos. Para ele, todo o trabalho de reestruturação da gestão foi determinante para o reconhecimento no estado. "O prêmio trouxe uma chancela para ratificar o trabalho de desenvolvimento econômico em nosso município. Buscamos modernizar esses instrumentos para desburocratizar as leis e tornar mais fácil o surgimento dos pequenos negócios. Logo, cria-se um ambiente propício para os investimentos", disse.
Parcerias firmadas
O primeiro Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado nesta terça-feira (21/11) foi entre o Sebrae Minas e o governo do Estado, para a realização do programa Cidades do Futuro, que visa trazer inteligência, tecnologia e inovação para as cidades. "O projeto é uma tentativa de compartilhar experiências exitosas com os 853 municípios. Sabemos que o acesso ao serviço público ainda é difícil e burocrático. Isso precisa mudar: precisamos aprender, viver e inovar os processos de gestão para acelerarmos o crescimento das cidades", ressaltou o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Guilherme da Cunha.
Outra parceria firmada foi entre o Sebrae Minas e o Banco do Nordeste, com o objetivo de promover ações para facilitar o acesso dos pequenos negócios ao crédito. Wesley Maciel, superintendente estadual da instituição financeira, valorizou o acordo. "É uma honra celebrar esse convênio, que significa uma aproximação importante com o Sebrae Minas. Esse acordo é histórico para levar capacitação e investimento aos micro e pequenos empreendedores", afirmou.
Em mais uma parceria, Sebrae Minas e Gasmig confirmaram a união para fortalecer o mercado do gás natural no Centro-Oeste do estado. "Essa parceria é significativa e inédita em nossa companhia. Ela visa promover um mercado tão importante por meio do incentivo ao empreendedorismo. Com isso, podemos catalisar o desenvolvimento econômico na região", observou o diretor-presidente da Gasmig, Gilberto Moura Valle Filho.
Por fim, foi firmado um protocolo de Intenções entre o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) para atuação no projeto Comunidades Empreendedoras, que visa apoiar empreendedores das vilas e favelas de Minas Gerais. Além de capacitar os donos de pequenos negócios, a iniciativa prevê investimentos para identificar as oportunidades existentes na periferia. "Nossa missão conjunta é trabalhar para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade. Muitas delas têm o sonho de empreender, mas não contam com condições favoráveis. Vamos buscar, juntos, essas qualificações para romper com o ciclo da pobreza", argumentou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá.
Desenvolvimento sustentável
Um dos principais eventos nacionais voltados ao debate do desenvolvimento econômico sustentável dos municípios, o Delta Forum vai reunir, entre 21 e 23 de novembro, em Belo Horizonte, especialistas e convidados nacionais e internacionais para compartilhar conhecimentos, boas práticas e tendências sobre desburocratização, governo digital, diversificação econômica, retenção de riquezas, place branding, atração de investimentos, políticas públicas, liderança inovadora, turismo, gastronomia, educação empreendedora, entre outros. As inscrições para as atividades dos dias 22 e 23/11 são gratuitas e podem ser feitas neste link.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9271/9275/9139
-
-