A Federação dos Cafeicultores do Cerrado realiza, na quinta-feira (30), cerimônia para apresentar os campeões do 11º Prêmio Região do Cerrado Mineiro.
A Federação dos Cafeicultores do Cerrado realiza, na quinta-feira (30), cerimônia para apresentar os campeões do 11º Prêmio Região do Cerrado Mineiro. O evento vai reconhecer e premiar os melhores cafés dos 55 municípios que compõem a Região, valorizando o esforço dos cafeicultores na produção de cafés de alta qualidade, além de destacar a responsabilidade e rastreabilidade na produção de café e celebrar a safra anual.
O Prêmio é promovido pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com apoio do Sebrae Minas. O evento tem a realização das cooperativas Carmocer, Carpec, Coocacer Araguari, Coopadap, Expocacer e MonteCCer, integrando ainda as sete associações: ACA, Acarpa, Amoca, Appcer, Assocafé, Assogotardo e GRE Café – Região de Araxá como apoiadoras.
Para Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, a 11° Edição do Prêmio Cerrado Mineiro reforça a evolução da qualidade e sustentabilidade da Região e o compromisso com as pessoas, lançando o leilão Café Solidário, que beneficiará o Hospital do Câncer em Patrocínio e as escolas que participam do Troféu Escola de Atitude.
De acordo com Marcos Alves, gerente do Sebrae Minas na Regional Noroeste e Alto Paranaíba, a Região do Cerrado Mineiro construiu uma reputação de produção de cafés de alta qualidade e o Prêmio se transformou no principal palco para a apresentação desses cafés. “Ano a ano, podemos observar os esforços dos produtores na manutenção e aumento da qualidade dos grãos, com recordes seguidos relacionados à pontuação dos cafés. O Sebrae Minas é um apoiador da iniciativa desde a primeira edição e percebemos a evolução no número de amostras e o aumento de produtores participantes, fato que valida a chancela de qualidade que se construiu em torno da Região do Cerrado Mineiro”, enfatiza.
Recorde
O 11º Prêmio Região do Cerrado Mineiro teve um recorde histórico de amostras de café inscritas, totalizando 500 inscrições, superando os 370 cadastros do ano passado. Dividido em três categorias, recebeu 242 inscrições na categoria Café Natural, 64 na Cereja Descascado e 194 na Fermentação Induzida.
Mulher de Atitude e Atitude Sustentável
Desde o ano passado, o Troféu Mulher de Atitude homenageia as três melhores cafeicultoras da região, ressaltando o papel fundamental das mulheres na produção de café. A sustentabilidade também é reconhecida com o Troféu Atitude Sustentável, que destaca as boas práticas agrícolas implementadas pelos cafeicultores. A competição reúne 60 finalistas que apresentam projetos de práticas sustentáveis aplicadas em suas propriedades.
Leilão Café Solidário
Uma das suas principais atrações do evento é o Leilão Café Solidário, que permite a aquisição presencial dos melhores cafés nas categorias Natural, Cereja Descascado e Fermentação Induzida, com 11 lotes disponíveis dos 60 ranqueados. Conduzido por Mauro Lúcio dos Santos, da Investbras Agente Autônomo de Investimentos, o evento é voltado para exportadores e empresas interessadas em apoiar a causa solidária, já que 70% do valor arrecadado no leilão será integralmente doado ao Hospital do Amor de Patrocínio, que atende pacientes com câncer na Região, e aos projetos vencedores do Troféu Escola de Atitude. Uma parte do percentual restante será destinada aos produtores de café responsáveis pelos lotes leiloados.
O 11º Prêmio Região do Cerrado Mineiro será transmitido, ao vivo, no YouTube.
Mais informações sobre a Região do Cerrado Mineiro: www.cerradomineiro.org
-