A Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto tem implementado diversas medidas preventivas para combater a propagação da dengue, zika e chikungunya no município. Com base em informações fornecidas pela Vigilância de Zoonoses, a Prefeitura está intensificando suas ações, incluindo mutirões de combate à dengue e a ampliação das atividades dos Agentes de Combate às Endemias (ACE).
De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, o país pode enfrentar entre 1,5 milhões a 5 milhões de casos dessas doenças em 2024. Até a data de 22 de fevereiro, Ouro Preto já registrou 483 casos positivos para a dengue e 2 casos positivos para chikungunya.
A Prefeitura reforçou seu compromisso com a saúde pública ao intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor dessas doenças. Dentre as medidas adotadas estão mutirões de limpeza, aplicação do UBV (Ultra Baixo Volume) - um inseticida eficaz contra as formas adultas do mosquito -, aplicação de larvicidas, vistorias e instalação de ovitrampas, armadilhas de monitoramento para o Aedes aegypti.
A instalação das ovitrampas ocorre em todo o município, permitindo o monitoramento em tempo real do comportamento do mosquito. Essa estratégia visa tornar as ações de combate mais efetivas ao proporcionar dados precisos sobre a presença do vetor.
O Secretário Municipal de Saúde, Leandro Moreira, faz um alerta à população sobre o aumento significativo dos casos de dengue no município. Ele destaca a importância de receber os Agentes de Combate às Endemias, que estão atuando de forma intensiva nos locais com maior incidência de casos positivos ou presença do mosquito.
Moreira reforça que a colaboração da população é fundamental para vencer a luta contra a dengue. Recomenda-se manter a caixa d'água bem fechada, receber bem os agentes de endemias, amarrar sacos de lixo adequadamente, colocar areia nos vasos de plantas, guardar pneus em locais cobertos, limpar as calhas das casas, evitar o acúmulo de sucata e entulho, além de esvaziar garrafas PET, potes e vasos.
Em caso de identificação de focos de dengue, a população é encorajada a entrar em contato com a Vigilância em Zoonoses pelos telefones 3559-3294 ou 3559-3250, ou denunciar pela Ouvidoria Municipal através dos telefones 3559-3284 e 31 99752-6357 (WhatsApp), ou ainda pelo e-mail [email protected].
O secretário destaca que, ao apresentar sintomas como febre, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, é fundamental procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde de referência ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dom Orione.
A união de esforços entre a gestão municipal e a colaboração da comunidade são cruciais para conter a disseminação dessas doenças, garantindo a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos de Ouro Preto.