Ouro Preto Obras

Prefeitura de Ouro Preto anuncia a implementação de seis passa-rodas para melhorar o tráfego em dias chuvosos

Por Redação

06/03/2024 às 20:27:25 - Atualizado há

A Prefeitura de Ouro Preto emitiu hoje a ordem de serviço para a execução de seis novos passa-rodas, uma solução técnica destinada a aprimorar a mobilidade urbana em dias chuvosos. Os projetos foram aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), garantindo a preservação do patrimônio histórico da cidade.

O equipamento, conhecido como passa-rodas, desempenha um papel fundamental em cidades históricas, proporcionando uma resposta eficaz ao desafio do tráfego em vias escorregadias. Isso é especialmente crucial em locais onde o calçamento se torna perigoso, principalmente para veículos maiores, como ônibus circulares e vans.

Antecedendo a implementação, o corpo técnico da Prefeitura conduziu estudos detalhados, identificando seis pontos estratégicos para receberem os passa-rodas. Essas escolhas foram orientadas pela necessidade de aprimorar o trânsito na cidade, prevenindo congestionamentos e assegurando a transitabilidade das vias independentemente das condições climáticas.

Dentre as intervenções, destaca-se a Rua João Júlio Gonçalves, no bairro Antônio Dias, que será beneficiada com o passa-rodas, conectando de maneira eficaz com o bairro Alto da Cruz. Este, por sua vez, verá melhorias na Rua Chico Rei. No coração da cidade, o bairro Barra receberá intervenções na Rua Xavier da Veiga, próxima à Praça Frei Vicente Botelho, facilitando o acesso ao centro, que, por sua vez, terá melhorias na Rua Valentim Policarpo de Lima, conectando-se ao Morro São Sebastião, também contemplado na Rua Rio Itabira. Concluindo as ações, a Rua Franklin Amâncio, no bairro Cabeças, será beneficiada para solucionar problemas de acesso em períodos chuvosos.

A Prefeitura continua seu planejamento em parceria com órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio histórico, como o IPHAN, buscando aprovações para execução de serviços semelhantes em outras localidades do município. O passa-rodas, ao oferecer uma alternativa eficaz, atende às necessidades de trânsito sem comprometer as características históricas das ruas, permitindo o desenvolvimento e crescimento sustentável da cidade.

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em promover soluções inovadoras que harmonizam a modernidade com a preservação do rico patrimônio histórico de Ouro Preto. A implementação dos passa-rodas representa um passo significativo para garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego, contribuindo para a qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento equilibrado da cidade.

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias