Sustentabilidade, economia e geração de emprego e renda foram uma das principais temáticas abordadas no Minas Solar, evento realizado pelo Sebrae Minas em parceria com a Genyx, nesta quinta-feira (25).
Sustentabilidade, economia e geração de emprego e renda foram uma das principais temáticas abordadas no Minas Solar, evento realizado pelo Sebrae Minas em parceria com a Genyx, nesta quinta-feira (25). Mais de 450 pessoas participaram do encontro e puderam debater os benefícios do uso da energia solar e as oportunidades para os pequenos negócios do setor.
O encontro, direcionado a integradores – empresas prestadoras de serviço no mercado de energia, distribuidores, fabricantes, profissionais do setor e gestores públicos, contou com diversos especialistas que discutiram as perspectivas e as tendências da energia solar, gestão, vendas, operação e manutenção de usinas solares, políticas públicas para o setor, novo marco legal da GD e o papel dos bancos sobre a abertura de crédito e financiamento.
A abertura do Minas Solar foi realizada pelo diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, que destacou o estado como uma das principais potências de energia solar fotovoltaica no país. "Temos diversas oportunidades para o desenvolvimento do setor no Brasil e em Minas Gerais. Os pequenos negócios podem se beneficiar muito com a promoção e o desenvolvimento desse mercado", enfatiza.
Também participaram da abertura o coordenador estadual no estado da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Bruno Catta Preta; o deputado estadual Gil Pereira; o vice-presidente de distribuição da Cemig, Marney Antunes; e a secretária adjunta de desenvolvimento econômico de Minas Gerais, Kathleen Garcia Nascimento.
Durante a manhã, foi realizado o painel “Gestão, Vendas, Operação e Manutenção de Usinas Solares”, com a participação dos especialistas Bruno Catta Preta (Absolar), Pedro Drumond (RH Renováveis) e Matheus Pêgo (PV Clean). O debate abordou desafios, oportunidades e avanços da energia solar. "O segmento de energia solar fotovoltaica é um dos que mais geram emprego renováveis no mundo. Desde 2012, o setor solar brasileiro já gerou mais de 1 milhão de empregos acumulados. É uma ótima oportunidade para crescer com qualidade e para expansão dos pequenos negócios", destaca Catta Preta.
A jornalista Giuliana Morrone comandou a palestra "ESG no Brasil: Em que etapa estamos?". Em sua apresentação, ela mostrou insights valiosos, dados e perspectivas sobre o futuro do ESG no Brasil, em um momento em que as empresas aceleram suas práticas sustentáveis. "É fundamental saber vender a energia solar fotovoltaica, que vai muito além da economia na conta de luz. É importante destacar a criação de valor, a vantagem competitiva, a sustentabilidade, a valorização do imóvel, a manutenção de baixo custo e a durabilidade. É preciso que as empresas sejam transparentes, passem segurança e a mensagem de sustentabilidade", reforça.
E evento contou, ainda, com painéis sobre as oportunidades e desafios no mercado livre de energia; análise sobre o novo marco legal da GD – Lei 14.300/2022 – a visão dos principais especialistas do Brasil; tendências e inovação do setor fotovoltaico; e políticas públicas no setor solar. Além disso, foi realizada Rodadas de Negócios envolvendo a participação de integradores, fabricantes, distribuidores e pequenos negócios do setor de energia fotovoltaica. Além de ampliarem as conexões, os participantes tiveram a oportunidade de promover parcerias e adquirir conhecimentos em gestão.
Calendário
O Minas Solar 2024 contará com eventos em Ipatinga (23/5), Montes Claros (5/6), Teófilo Otoni (3/7) Patos de Minas (11/7), Juiz de Fora (01/8), Governador Valadares (12/9), Uberlândia (3/10) e Divinópolis (24/10). O encontro foi realizado pela primeira vez em Varginha, no Sul de Minas, em março, com a participação de 150 pessoas.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Roger Dias
(31) 3379-9139/9275/9276
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)
mg.agenciasebrae.com.br