Alunos do 5° e 9° ano da Escola Estadual Dom Veloso, de Ouro Preto, participaram de uma Oficina de Arqueologia no Parque Natural Horto dos Contos, ministrada por Márcia Arcuri, professora do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Estudantes universitários de História e Museologia também estiveram presentes. Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente acompanharam a atividade, permitindo que os alunos do ensino fundamental experimentassem uma conexão entre passado e presente.
Os alunos ficaram fascinados ao verem artefatos históricos como fragmentos de cerâmica Saramenha, pedaços de telhas e vasos, além de materiais modernos como plástico e vidro, destacando a durabilidade desses materiais no ambiente. Por exemplo, o vidro pode levar até um milhão de anos para se decompor, e o plástico mais de quatrocentos anos. A arqueóloga estimulou a reflexão sobre a sustentabilidade e o impacto ambiental desses materiais.
Pedro Rodrigues, diretor de Parques e Áreas Protegidas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ressaltou a importância do programa: "O Projeto Escola Vai ao Parque está cada vez mais diversificado em suas atividades, mostrando as várias facetas das unidades de conservação através da educação ambiental. A Arqueologia, por exemplo, é destaque em duas unidades de conservação municipais, como o Parque Horto dos Contos e o Monumento Natural Municipal Arqueológico do Morro da Queimada", afirmou Pedro.