Na última semana, a Prefeitura de Ouro Preto inaugurou o reformado Centro de Acolhimento Transitório de Animais (CATA), agora um moderno e acolhedor Canil Municipal, dedicado ao cuidado e à proteção de cães vulneráveis. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, membros da comunidade e defensores dos direitos dos animais.
O CATA agora dispõe de instalações como depósito de ração, copa, banheiros, depósito de medicamentos, sala de cirurgia, sala de pós-operatório, sala de banho e tosa, sala pré-cirúrgica, sala de paramentação, recepção, expurgo e baias.
Compromisso com a Causa Animal
Este Centro, que oferece um ambiente mais digno tanto para os trabalhadores quanto para os animais, é resultado do compromisso com a causa animal e o controle de zoonoses. Entre os serviços oferecidos estão a castração gratuita e a microchipagem de cães e gatos.
Emocionado, o diretor de Vigilância em Saúde destacou o esforço coletivo da equipe para transformar o espaço: "Esta é uma grande vitória e fruto do nosso trabalho". Ele também ressaltou que o espaço não só melhora a qualidade de vida dos animais, mas também da população, ao permitir um melhor fluxo na saúde pública.
Critérios de acolhimento
O espaço receberá animais resgatados conforme a disponibilidade de vagas e urgência, com uma capacidade máxima de 70 animais. Os critérios principais para o acolhimento incluem: animais doentes, agressivos, fêmeas no cio e aqueles com doenças zoonóticas.
O secretário Municipal de Saúde, Leandro Moreira, agradeceu a toda a equipe, incluindo os profissionais da Secretaria de Obras, que desempenharam um papel crucial na realização do CATA: "Só quem está aqui desde o início sabe da importância do que estamos fazendo hoje". Ele também destacou a importância das ONGs nessa luta.
O prefeito Angelo Oswaldo reforçou o bom relacionamento do Município com as ONGs, destacando o papel delas na criação do centro de saúde animal: "Quero ressaltar o papel das ONGs e de diversas entidades. Hoje, estamos dando uma resposta positiva que torna Ouro Preto uma referência no controle de zoonoses e na saúde animal".
Ouro Preto está entre os 10 melhores municípios de Minas Gerais no quesito castração e microchipagem de animais. Vale destacar que o canil segue as normas do Decreto n° 6.964 de 11 de maio de 2023, o que significa que os animais recolhidos são avaliados segundo o Protocolo RED (Recolhimento, Esterilização e Devolução) para controle populacional de cães e gatos em situação de rua, regulamentando a finalidade do Centro de Acolhimento Transitório e Adoção (CATA).