Como parte das celebrações do 313º aniversário de Ouro Preto, foi realizada uma cerimônia na Casa de Cultura de Antônio Pereira para lançar o documento base do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura, Bibliotecas e Oralidade de Ouro Preto (PMLLLBO). Essa iniciativa governamental, implementada em nível municipal, visa promover e fortalecer o acesso à leitura, à literatura e à cultura, além de desenvolver bibliotecas e práticas de oralidade na comunidade.
A atual administração priorizou a Educação desde o início. A criação de um plano para incentivar e disseminar a leitura no município é mais um passo significativo nessa direção. A vice-prefeita Regina Braga ressaltou que a Educação tem o poder de transformar vidas: "Não há pilar maior que a Educação para mudar a vida das pessoas. Ouro Preto está, mais uma vez, saindo à frente com essa iniciativa. É tudo o que o distrito de Antônio Pereira sempre sonhou e mereceu", afirmou a vice-prefeita.
A elaboração do Plano Municipal ocorreu em várias etapas. Em colaboração com a Fundação Vale, a Comunidade Educativa CEDAC, a Prefeitura de Ouro Preto e a Superintendência Regional de Ensino, o PMLLLBO foi ganhando forma, sempre considerando as necessidades e a dimensão do nosso Município.
O gerente de investimento social da Fundação Vale, Maykell Costa, destacou a relevância de um plano como este e comentou sobre seu processo de criação: "Foi uma luta. Sabemos da importância de estabelecer um plano municipal como este. Ele passou por um grande debate. Contamos com diversas vozes das áreas de cultura, literatura e oralidade, passamos por diversas etapas, e conseguimos criar um documento verdadeiramente compartilhado. Hoje, com muito orgulho, formalizamos a entrega deste documento para o Município".
Pioneirismo e futuro
Ouro Preto é pioneiro na construção de um plano para a democratização da leitura e da cultura. Segundo a secretária municipal de Educação, Deborah Etrusco, essa entrega só poderia ser realizada em Antônio Pereira. "Antônio Pereira recebe, pela primeira vez na história do país, o Plano Municipal que será constituído por todo o Município de Ouro Preto", afirmou.
Agora, o plano será encaminhado para a Câmara Municipal para aprovação e execução.