Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Sistema de Esgoto

Mais de 1.600m de Redes Coletoras de Esgoto são implantadas em Ouro Preto no primeiro semestre de 2024


No primeiro semestre de 2024, a Saneouro instalou 1.673 metros de redes coletoras de esgoto na sede e nos 12 distritos de Ouro Preto. De acordo com o superintendente da empresa, Evaristo Bellini, essa iniciativa reforça o compromisso com a melhoria do sistema de esgotamento sanitário e sua expansão entre a população.

Atualmente, 81,96% dos moradores das áreas urbanas do município, que são atendidas pela concessão, têm acesso às redes coletoras. A expansão da cobertura é crucial para a futura implementação do tratamento de esgoto, uma necessidade histórica de Ouro Preto. Hoje, apenas o distrito de São Bartolomeu possui esse serviço. A Saneouro começará a construção da Estação de Produção de Água de Reúso (Epar) Osso de Boi, que tratará 100% do esgoto coletado na sede.

Distritos que ainda não possuem o serviço

Paralelamente, as equipes de Engenharia da empresa já estão avaliando as tecnologias adequadas para o tratamento do esgoto nos 11 distritos de Ouro Preto que ainda não dispõem do serviço, levando em consideração as características demográficas e topográficas de cada um. "Nosso foco e compromisso é garantir que Ouro Preto cumpra integralmente o Marco Legal do Saneamento", afirma Evaristo Bellini.

A lei federal de 2020 estabelece que, até 31 de dezembro de 2033, 90% da população de todos os municípios brasileiros deve ter acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Aqueles que não atingirem essa meta perderão verbas e incentivos do governo federal.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!