A 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em Ouro Preto, recebeu na última semana, durante uma cerimônia na sede no bairro Lajes, uma nova viatura operacional, chamada Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS).
O tenente Torres, comandante do 2º BBM, afirmou que o novo caminhão de combate a incêndio será um grande diferencial no atendimento à população, proporcionando mais eficiência e qualidade nos serviços do Corpo de Bombeiros. "Estamos no período de estiagem e já enfrentamos vários focos de incêndio de diferentes magnitudes, incluindo o do monumento do Itatiaia, que teve aproximadamente 450 hectares destruídos pelo fogo".
O Auto Bomba Tanque Salvamento é um caminhão automático que também pode ser operado manualmente. Isso facilita a circulação em Ouro Preto, que possui um terreno cheio de ladeiras e subidas. O veículo está equipado com ferramentas valiosas no combate a incêndios, como seis atomizadores, seis ferramentas multifuncionais, dois pinga-fogos, seis abafadores e 59 coturnos multifunção, adquiridos através do projeto cadastrado na plataforma Semente do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), via Fundação Salvar. O investimento total foi de 2 milhões de reais.
Os militares que irão operar a ABTS passarão por treinamentos em Ouro Preto. Segundo o CBMMG, a viatura multifuncional, equipada com tecnologia de última geração em sistemas de comunicação, sinalização e navegação, é utilizada no combate a incêndios e em operações de salvamento. Trata-se de um caminhão de médio porte com um reservatório de água de 4 a 5 mil litros, equipado com uma bomba de duplo estágio de alta potência, oferecendo segurança e autonomia nas operações. A viatura pode ser equipada com materiais de salvamento, conforme as necessidades da região onde atuará.