As obras na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos e São Miguel e Almas, localizada no bairro Cabeças, estão avançando rapidamente neste mês de agosto. Essa intervenção, muito aguardada pela comunidade de Ouro Preto e pelos apreciadores do patrimônio histórico e artístico, marca um importante passo na preservação cultural.
O projeto de restauração é financiado pelo PAC das Cidades Históricas, do Governo Federal, com um investimento aproximado de quatro milhões de reais, incluindo projeto e execução pela Prefeitura de Ouro Preto.
Colaboração com o Governo Federal
Além da execução da obra, o Município teve um papel crucial nas negociações com o Governo Federal, o que garantiu o envio dos recursos necessários. Nesta primeira fase, serão realizadas alterações internas que incluem serviços de estruturação e contenção da Igreja.
O foco da restauração é a preservação e estabilidade da construção. As obras incluirão o estaqueamento da torre, reparos no telhado, melhorias na alvenaria, além de atualizações nas instalações elétricas e hidráulicas.
Conservando o patrimônio e a nossa história
Neste ano, além da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos e São Miguel e Almas, outras estruturas também receberam intervenções significativas, como o Teatro Municipal Casa da Ópera. Este local, que é o teatro mais antigo da América Latina, comemorou seu 254º aniversário com uma série de melhorias, incluindo reforma completa do telhado, restauração da alvenaria, pintura interna e externa, revisão dos sistemas elétricos e iluminação, além de um tratamento contra cupins.
Em breve, novas fases das obras na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos e São Miguel e Almas serão iniciadas, assegurando mais segurança e preservação dos bens que refletem a história do município e a religiosidade da comunidade local!