No dia 15 de outubro, Juiz de Fora recebe o lançamento da Central de Negócios das Indústrias de Panificação (Unipão), iniciativa apoiada pelo Sebrae Minas e o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria da cidade (Sindipan/JF).
No dia 15 de outubro, Juiz de Fora recebe o lançamento da Central de Negócios das Indústrias de Panificação (Unipão), iniciativa apoiada pelo Sebrae Minas e o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria da cidade (Sindipan/JF). O evento acontece na sede da Fiemg – Regional Zona da Mata, a partir das 19h.
A central é resultado do trabalho realizado com o setor de panificação local, por meio de qualificação e ações voltadas para o fortalecimento dos negócios. O grupo é formado por 29 empresas que desenvolveram a cooperação, ampliaram seus negócios e promoveram ações conjuntas em prol de benefícios coletivos, visando estabelecer estratégias de promoção e ampliação do acesso a mercados, vendas, lucratividade e eficiência profissional.
O analista do Sebrae Minas Gustavo Magalhães explica que a formação de uma central auxilia os empresários na geração de novos negócios, no aumento da lucratividade e na redução de custos com insumos. "São diversos os benefícios da atuação em rede, que contribuem para o fortalecimento do setor e os resultados financeiros para os negócios", ressalta.
Trabalho conjunto
A Central de Negócios das Indústrias de Panificação de Juiz de Fora iniciou a jornada de capacitação em agosto de 2023, com treinamentos e consultorias em temáticas como comprometimento, fundamento de compras conjuntas, stakeholders e liderança. O grupo foi acompanhado por um consultor do Sebrae Minas.
Em novembro do ano passado, os empresários participaram de uma missão técnica em Blumenau (SC) para conhecer centrais de negócios que são referência no Brasil, conhecer seu funcionamento e entender as vantagens, dificuldades e desafios deste modelo de cooperativa.
Setor de panificação em alta
Minas Gerais concentra cerca de 34 mil padarias e confeitarias se tornando o segundo estado no país com o maior número de estabelecimentos ativos neste segmento. Somente de janeiro a maio deste ano, 2.615 negócios foram abertos em Minas, ficando atrás apenas de São Paulo, que registrou cerca de sete mil novas empresas no mesmo período.
De acordo com dados da Receita Federal, 99% das padarias e confeitarias formalizadas em Minas Gerais são pequenos negócios. Esses empreendimentos geram em torno de 52 mil postos de trabalho em todo o estado. Juiz de Fora ocupa a terceira posição no estado com o maior número de empresas atuando neste segmento, com 1.284 negócios, atrás apenas de Belo Horizonte (4.754) e Uberlândia (1.346).
-
Serviço
Data: 15 de outubro
Horário: 19h
Local: Fiemg – Regional Zona da Mata (Av. Garcia Rodrigues Paes, 12.395, Bairro Industrial)
Informações: (32) 99959-0343
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Zona da Mata e Vertentes
Luciana Grillo (Stark)
(32) 99925-9134