O Mirante do Vermelhão, um dos principais atrativos do Parque das Andorinhas, em Ouro Preto, passará por um importante processo de reflorestamento nos próximos meses. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Civil Master, que visa recuperar uma área de 10 hectares, anteriormente degradada pela mineração de bauxita.
O projeto, denominado "Reflorestamento Social em Ouro Preto", já iniciou suas atividades. Em agosto, a equipe responsável realizou a preparação do solo para o recebimento de mudas e sementes. Agora, o próximo passo será o plantio de seis mil mudas de espécies nativas, além da semeadura de cinco quilos de sementes rasteiras.
Após a fase de plantio, o solo será novamente adubado, e estruturas de recuperação, como pontos de água e bancos de sementes, serão construídas. Com essas ações, espera-se reverter a degradação da área e recuperar a biodiversidade local, oferecendo à população um ambiente ecologicamente equilibrado e revitalizado.
Essa iniciativa é um grande passo em direção à conservação ambiental e promete trazer benefícios não apenas para a fauna e flora da região, mas também para a comunidade que poderá desfrutar de um espaço natural revitalizado.