Ouro Preto CULTURA

Ouro Preto sedia ICOMOS 2024 e reforça compromisso com a preservação do Patrimônio Histórico

Por Redação

08/11/2024 às 13:33:31 - Atualizado há
Foto: Ane Souz

Entre os dias 10 e 15 de novembro de 2024, a histórica Ouro Preto se tornará o centro de importantes discussões internacionais sobre a preservação do patrimônio cultural. Sob a coordenação do prefeito Angelo Oswaldo, do secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, e do chefe de Gabinete, Zaqueu Astoni, a cidade sediará a Assembleia Geral e o Simpósio Científico do ICOMOS 2024 (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios). O evento, realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), contará com a participação de especialistas, acadêmicos e profissionais renomados de todo o mundo, com o apoio da UFOP, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

O simpósio terá um significado ainda mais especial, pois marcará o 60º aniversário da Carta de Veneza, um dos mais importantes marcos internacionais na área de conservação do patrimônio histórico. Também será comemorado o 30º aniversário da Convenção de Nara, que fortalece as diretrizes para a preservação de sítios culturais no mundo. O tema central do evento, "Revisitando a Carta de Veneza: Perspectivas Críticas e Desafios Contemporâneos", irá explorar novas abordagens para a preservação do patrimônio em um cenário global de rápidas transformações, com ênfase nos impactos das mudanças climáticas.

Ouro Preto: Um patrimônio vivo

A escolha de Ouro Preto como sede do evento é uma clara homenagem à cidade, que, em 1980, foi a primeira no Brasil a ser reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. Considerado um dos maiores tesouros históricos e culturais do país, se destaca pela sua arquitetura barroca, suas igrejas e praças, e pelos marcos da mineração colonial. Para o prefeito Angelo Oswaldo, este evento coloca a cidade em uma posição de destaque no cenário internacional. "É um evento de magna importância; vem gente do mundo inteiro, o que reforça a referência de Ouro Preto no campo da preservação do patrimônio. Isso amplia as dimensões do nosso turismo e a importância das discussões sobre patrimônio cultural, sítios naturais e monumentos históricos", afirmou.

Durante os cinco dias de evento, especialistas do mundo todo discutirão as melhores práticas para a conservação do patrimônio, além dos desafios contemporâneos relacionados à sustentabilidade e aos efeitos das mudanças climáticas sobre os bens culturais. O secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Flávio Malta, expressou entusiasmo pela realização do evento: "Receber um evento de tamanha relevância, com especialistas e acadêmicos de todo o mundo, é uma grande honra para Ouro Preto. Este é o momento de reforçarmos nosso compromisso com a preservação e de compartilhar nossas experiências com o mundo."

Zaqueu Astoni, chefe de Gabinete e mestre em Patrimônio Histórico e Cultural, também ressaltou a importância do evento para a cidade. "O ICOMOS 2024 reforça a importância de Ouro Preto como pioneira nas práticas de preservação patrimonial e líder nas discussões sobre os impactos das mudanças climáticas no patrimônio cultural. Estamos prontos para mostrar ao mundo como a nossa cidade, que tem tradição na preservação, encara os desafios do futuro", afirmou.

O Papel do ICOMOS

O ICOMOS é uma organização não governamental global dedicada à proteção e conservação do patrimônio cultural. Com uma vasta rede de especialistas em diversas áreas, a entidade promove o intercâmbio de conhecimentos e práticas para a preservação de monumentos, sítios históricos, paisagens culturais e sítios arqueológicos em todo o mundo. Ao sediar o ICOMOS 2024, Ouro Preto se coloca na vanguarda das discussões globais sobre como garantir a proteção do patrimônio em tempos de transformação ambiental e social.

O evento promete ser um marco importante para a preservação do patrimônio cultural, não apenas na cidade, mas também no Brasil e no mundo. Com a troca de experiências e o fortalecimento do compromisso internacional, a cidade histórica reafirma sua posição como líder no campo da conservação e como um destino de referência para todos que se interessam pelo futuro do nosso patrimônio histórico e cultural.


Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira