Onze cafés de Minas Gerais apoiados pelo programa Educampo, do Sebrae Minas, estão entre os finalistas do Prêmio "Coffee Of The Year", que tem como propósito reunir as melhores amostras e apontar os destaques do ano, incentivando o desenvolvimento e o aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas regiões. No total, 180 produtores de todo o país (150 da categoria arábica e 30 da canéfora) vão disputar a premiação, que acontecerá durante a Semana Internacional do Café (SIC), de 20 a 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte.
Na relação de produtores apoiados pelo Educampo, estão quatro amostras do Cerrado Mineiro, quatro das Matas de Minas, dois da Chapada de Minas, e um da Região Vulcânica (veja os finalistas abaixo). As duas primeiras regiões produtoras já obtiveram o registro de Indicação Geográfica (IG) do café junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) – o Cerrado obteve o reconhecimento na modalidade Denominação de Origem, enquanto as Matas de Minas possuem Indicação de Procedência.
"Mais uma vez, as regiões produtoras mineiras mostram seu potencial, apresentando grande diversidade de sabores e aromas. Tudo isso é reflexo do empenho dos produtores em cultivar cafés especiais, com pontuações cada vez mais altas e processos sustentáveis. O desempenho também reflete que nossos cafeicultores estão antenados às constantes inovações no mercado de café e às necessidades dos consumidores", ressalta a gerente de Agronegócio e Artesanato do Sebrae Minas, Priscilla Lins.
A primeira edição do Prêmio Coffee Off The Year aconteceu em 2012. Na fase inicial do concurso, os produtores enviaram amostras de cafés que foram torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI).
Na segunda etapa da premiação, todos os finalistas vão participar das rodadas de cuppings – os dez primeiros cafés de arábica e os cinco primeiros de canéfora ficarão disponíveis para voto popular em garrafas térmicas codificadas. Durante essa fase, compradores de diversas partes do Brasil e do mundo também vão provar os cafés classificados, o que favorece as oportunidades de negócios para os cafeicultores.
Educampo
O Educampo surgiu a partir dos resultados do Diagnóstico da Pecuária Leiteira de Minas Gerais, elaborado em 1997 pelo Sebrae Minas e que apontou a carência de assistência técnica e gerencial ao produtor rural. A primeira empresa atendida pelo programa foi a Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal), no Alto Paranaíba. Atualmente, o programa atende mais de 500 propriedades em todo o estado e conta com 20 empresas parceiras e 35 consultores, com produção estimada de mais de 1,5 milhão de sacas de café e quase 60 mil hectares de área plantada.
No dia a dia, os especialistas treinados pelo Educampo são responsáveis pelas consultorias individuais, com ferramentas gerenciais exclusivas à disposição. Além da coordenação do Sebrae Minas, o trabalho envolve a participação de associações, cooperativas ou empresas privadas, que contribuem de forma positiva para a produção no campo.
Sobre a SIC
Neste ano, a Semana Internacional do Café (SIC) vai trazer como tema "Como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café". O encontro envolve a participação de empresários, produtores e especialistas com o propósito de gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro e facilitar o acesso a mercados, conhecimento e negócios.
A SIC deve contar com a participação de 25 mil pessoas de 40 países nos três dias de atividades. O evento é gratuito para produtores rurais e empresas da área e visitantes internacionais. Pessoas físicas também têm acesso por meio da compra de ingresso (R$70 nos três dias).
A SIC é realizada em parceria com o Sistema Faemg Senar, Espresso & Co., Sebrae Minas e Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapa), e com apoio institucional do Sistema Ocemg.
-
COFFE OF THE YEAR 2024 – FINALISTAS DO EDUCAMPO
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9139 / 9276 / 9278
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)