O tradicional pão francês e o amado pão de queijo já fazem parte há anos da rotina dos mineiros no café da manhã diário.
O tradicional pão francês e o amado pão de queijo já fazem parte há anos da rotina dos mineiros no café da manhã diário. O hábito saudável ajuda também a fortalecer a cadeia de pequenos negócios no segmento de padarias e confeitarias, se tornando uma atividade rentável e geradora de mão de obra. Em Minas Gerais, existem 28,1 mil pequenos negócios, dos quais 63% são microempreendedores individuais e 31% se tornaram microempresas. De acordo com dados da Receita Federal, o estado contabilizou em 2024 uma média de mais de 400 padarias abertas a cada mês.
O número é 11,46% maior que o mesmo período de 2023, quando a atividade viveu fase de expansão. As padarias e confeitarias mineiras com faturamento anual até R$ 4,8 milhões também geraram mais de 37 mil postos de trabalho nos 11 primeiros meses no ano passado, conforme levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (novo Caged), do Governo Federal.
Para fortalecer e ampliar a competitividade desses empreendimentos, o Sebrae Minas conta com o Prepara Padaria, programa inovador para otimizar a gestão e impulsionar o crescimento dos pequenos negócios de panificação. A iniciativa é uma extensão do Prepara Gastronomia, desenvolvido para impulsionar negócios do segmento de alimentação fora do lar e que oferece consultorias customizadas, cursos, oficinas e muitas informações técnicas para ajudar sua empresa.
O Prepara Padaria oferece suporte empresarial com consultorias, cursos, oficinas e orientações técnicas para as empresas de panificação de Minas Gerais. O objetivo é fortalecer as padarias, buscando identificar aspectos a serem melhorados com vistas ao sucesso do empreendimento e aumento da lucratividade das micro e pequenas empresas do setor de panificação.
"Ao longo desses anos trabalhando com a gastronomia, percebemos que esse setor demanda atenção especial devido às particularidades e as necessidades dos empresários. Logo, o Prepara Padaria foi construído baseado nos fatores críticos de sucesso. É preciso que o negócio entenda do controle operacional da produção, considere as particularidades ligadas à formação do mix de produtos e tenha um planejamento de produção", ressalta a analista do Sebrae Minas Simone Lopes.
Crescimento
A adesão ao programa já rende bons resultados para o empresário Joel Dutra, proprietário da Padaria Dutrabom há 18 anos, na cidade de Monte Santo de Minas, localizada no Sudoeste do estado. O empreendedor se sente satisfeito com o crescimento do negócio desde que começou a participar das diversas ações do Sebrae Minas.
"O programa vem impactando muito positivamente na minha empresa, que vem crescendo e se desenvolvendo, contribuindo para a geração de empregos. Posso dizer que não só apenas um padeiro e confeiteiro empreendendo do zero. Sou hoje o gestor do meu negócio. Isso só foi possível graças aos treinamentos e consultorias com a parceria do Prepara", afirma Joel Dutra.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)