Após 11 anos sem a efetivação de servidores na Educação, a Prefeitura de Ouro Preto realizou a posse de 174 concursados. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (31), no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto, marcando um importante passo para a estabilização dos quadros da educação municipal.
O prefeito Angelo Oswaldo destacou que a seleção dos novos servidores foi realizada com base no mérito. "Foram 19 mil inscritos, e vocês são os escolhidos", disse o prefeito. "Foram 19 mil inscritos e vocês são vencedoras e vencedores", afirmou Angelo Oswaldo. "A Educação é a renovação da esperança quanto ao futuro. As gerações que chegam precisam crescer na consciência e na ação. Que cada escola tenha servidores capacitados para essa missão maravilhosa", completou.
Para a secretária de Educação, a efetivação dos servidores é fundamental para a continuidade e qualidade do trabalho educacional. "Se não estivéssemos dando posse para vocês, teríamos que contratar 174 funcionários e, a cada ano, entram novas pessoas. Então, não temos a continuidade do trabalho, que é o que a Educação tanto precisa", explicou Débora Etrusco.
A posse dos novos servidores visa preencher a vacância em oito áreas: professor de anos iniciais, professor especializado (ciências, educação física, ensino religioso, geografia, história, matemática e português), cuidador de crianças, mediador de leitura, atendimento educacional especializado, professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras), secretária de escola e pedagogo.