Uma solução que conecta os pequenos produtores de mel de Santa Bárbara a novos mercados conquistou o primeiro lugar do desafio Fator S Agita do Sebrae, realizado entre 19 e 21 de fevereiro, na Escola Estadual Rodrigo de Castro Moreira Pena.
Uma solução que conecta os pequenos produtores de mel de Santa Bárbara a novos mercados conquistou o primeiro lugar do desafio Fator S Agita do Sebrae, realizado entre 19 e 21 de fevereiro, na Escola Estadual Rodrigo de Castro Moreira Pena. A iniciativa envolveu a participação de 100 alunos do terceiro ano do Ensino Médio e contribuiu para o desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios reais enfrentados pelos pequenos negócios da cadeia produtiva do mel e do turismo na região do Médio Piracicaba.
A startup Mel Center apresentou a proposta de uma plataforma de conexão e vendas para facilitar negociações estratégicas entre os produtores e grandes empresas e a comercialização direta para o consumidor final. A solução contempla um plano de assinatura mensal, em que o cliente recebe o mel regularmente, oferecendo ainda a possibilidade de agendar visitas imersivas nas propriedades produtoras. A plataforma consta também uma área para conteúdos técnicos e colaborativos, a fim de ampliar o conhecimento dos produtores e aumentar a qualidade do mel da região de Santa Bárbara.
A estudante Ana Beatriz Silva, de 17 anos, afirma que a Mel Center foi desenvolvida com base nas necessidades reais da cadeia local, como a dificuldade de expandir as vendas no mercado nacional e internacional, a falta de conexão com o mercado, barreiras logísticas e burocráticas, e renda instável e pouco previsível. A solução também considerou questões climáticas, que impactam na qualidade do produto, processos produtivos e pesquisas de mercado.
"Analisando dados do Sebrae e do IBGE, concluímos que o mercado do mel tem forte potencial de expansão. A plataforma seria um canal estratégico para ampliar as oportunidades para os produtores de mel de Santa Bárbara, integrando estratégias de gestão, logística, vendas e marketing", afirma. O município tem a apicultura como uma de suas principais atividades econômicas, com cerca de 400 famílias de apicultores que produzem cerca de uma tonelada de mel por ano.
Apoio e metodologia
Durante os três dias de imersão, os estudantes receberam mentorias, desde a fase de solução dos problemas até a apresentação para a banca. "Participar do desafio contribuiu para ampliar nossa visão de futuro, e capacidade de criar oportunidades dentro da nossa comunidade. Foi uma experiência que, certamente, levaremos para toda a vida", destaca Ana Beatriz. Além da Mel Center, as startups Local Tur e Turismo do Futuro completaram o pódio.
O diretor da Escola Estadual Rodrigo de Castro Moreira Pena, Daniel Dejero, se mostra satisfeito com as soluções criadas pelos alunos: “A escola possui um público diverso, incluindo muitos alunos em situação de vulnerabilidade, tornando essa iniciativa uma oportunidade valiosa para ampliar horizontes e possibilidades para o futuro dos estudantes", explica.
Inovação com foco no desenvolvimento territorial
A primeira edição do Fator S Agita, em Santa Bárbara, é fruto de um esforço conjunto entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Inovação, e do Sebrae Minas. A metodologia do programa tem foco na ideação de curta duração, que trabalha habilidades empreendedoras voltadas à inovação.
“O programa é um importante aliado no desenvolvimento territorial, pois mobiliza as pessoas a buscarem soluções criativas e inovadoras para transformar a realidade local. O Fator S Agita ajuda a fortalecer o tecido empresarial local, promove a inovação, fomenta o empreendedorismo e cria um ambiente propício para o crescimento econômico, social e sustentável", explica a analista do Sebrae Minas Fernanda Souza.
O secretário de Desenvolvimento do município, Gustavo Silvino Lima, reforça que a ação é resultado de um esforço conjunto para promover a educação empreendedora em Santa Bárbara. "Sabemos que o empreendedorismo é uma das principais formas para fomentar a economia local e nossa intenção é preparar nossos jovens para os desafios do futuro. O Fator S Agita é um exemplo claro de como estamos trabalhando para capacitar nossos alunos e impulsionar o desenvolvimento local", diz.
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Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço
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