Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

FAB seleciona três empresas americanas e uma canadense para lançar satélites em Alcântara



A estratégia é aproveitar a localização e o clima favoráveis da base para inserir o país no mercado de lançamento comercial de satélites A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou hoje a seleção de quatro empresas para operar os lançamentos de satélites a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão. Três empresas americanas e uma canadense avançaram para a fase de negociação contratual previsto no chamamento público realizado.

Cada companhia assumirá funções diferentes na base. A americana Hyperion cuidará do sistema de plataforma do veículo lançador de satélite (VLS). A OrionAST, também americana, assumirá o lançador suborbital. A canadense C6 Launch será responsável pela área do perfilador. Já a terceira empresa americana, a Virgin Orbit, vai operar a decolagem do aeroporto.

A atividade aeroespacial na base de Alcântara contou com o impulso inicial do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), assinado pelo presidente Jair Bolsonaro com os Estados Unidos, em viagem a Washington, no início de 2019. A estratégia é aproveitar a localização e o clima favoráveis da base para inserir o país no mercado de lançamento comercial de satélites.

A escolha das empresas para iniciar a negociação contratual foi definida por meio de um processo de seleção com critérios estabelecidos em edital público, que contou com a participação da Agência Espacial Brasileira (AEB).

"Observa-se hoje um crescente interesse pela atividade. Traduzida pela quantidade de lançamentos e objetos no espaço, o aumento da quantidade de países operadores de satélites e a criação de incontáveis startups que demonstra a confiança do investidor no futuro do setor tão presentes na apresentação de soluções em produtos e serviços para vida cotidiana", afirmou o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro, Carlos de Almeida Baptista Junior.

Bolsonaro compareceu na solenidade, mas não discursou. Ele estava acompanhado dos ministros Paulo Guedes (Economia) e Braga Neto (Defesa). A cerimônia também contou com as presenças do embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, e da embaixadora do Canadá no país, Jennifer May.

Centro de Lançamento de Alcântara, Maranhão

Divulgação / Agência Espacial Brasileira
Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!