Os remédios começaram a ser enviados na sexta-feira (28), como uma ação preventiva para um possível cenário de aumento no uso dos medicamentos. Kit intubação
Divulgação/SES-AM
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponibilizou uma nova remessa de medicamentos utilizados no processo de intubação de pacientes com a Covid-19 para Juiz de Fora, Bicas e Viçosa. Os remédios começaram a serem enviados na sexta-feira (28).
Foram enviados os medicamentos fentanil, midazolan e atracúrio, usados para a sedação dos pacientes em tratamento da Covid-19.
De acordo com a SES-MG, o fentanil é suficiente para uma cobertura de dez dias, o atracúrio para três e o midazolan, dois dias. O diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro explicou que o envio é uma ação preventiva, para que não ocorra desabastecimento e haja estoque de retaguarda para lidar com um possível aumento de consumo de sedativos.
Os remédios encaminhados pelo governo de Minas fazem parte de um lote com 91.340 unidades distribuídas para mais de 91 hospitais em todo o estado. Veja abaixo quais hospitais foram beneficiados e a quantidade de cada medicamento recebido.
O levantamento dos estoques dos prestadores e fornecedores é feito semanalmente pela SES-MG e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado. O abastecimento também é monitorado nas redes pública e privada, que devem repassar informações sobre os estoques periodicamente.
Distribuição de Medicamentos - Fenatil
Distribuição de Medicamentos - Midazolan
Distribuição de Medicamentos - Atracúrio
Situação nas regiões
Durante os últimos meses, o G1 mostrou que as cidades da Zona da Mata e Vertentes têm recebido medicamentos de "kits intubação".
03/04/2021: Hospitais da Zona da Mata recebem medicamentos do 'kit intubação' para tratamento da Covid-19;
19/04/2021: Hospitais da Zona da Mata recebem remessas do 'kit intubação' para tratamento da Covid-19;
08/05/2021: Estado disponibiliza 'kits intubação' para cidades da Zona da Mata e Vertentes;
22/05/2021: Covid-19: Estado disponibiliza nova remessa de 'kits intubação' para a Zona da Mata e Vertentes.
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes: