Cidades que receberão o reforço de segurança têm poucos policiais civis e militares e têm registrado uma alta do número de crimes violentos. Eleitores vão às urnas neste domingo (29). O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (26), por unanimidade, o envio de tropas federais para as cidades de Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Caucaia (CE) no segundo turno das eleições para prefeito e vice-prefeito previstas para o próximo domingo (29).
Além dos três municípios, outros 54 terão segundo turno para definir quem comandará o Executivo local a partir de 1º de janeiro de 2021.
O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que ficou justificada a atuação de tropas militares nos locais devido à notícia de, por exemplo, aumento do número de crimes violentos nas localidades.
“Essa é uma preocupação que recai sobre todos nós, sobre todos os tribunais regionais eleitorais (TREs), que é a violência por motivação política. Evidentemente é um tema que foge do controle do Tribunal Superior Eleitoral, mas é muito preocupante, inclusive, especialmente, a violência de gênero, que também tem ocorrido ao longo dessas eleições”, ressaltou o ministro.
Segundo o Barroso, nas cidades que receberão o apoio, há uma reduzida quantidade de policiais militares e civis, e há a atuação de facções criminosas nas proximidades dos locais de votação.