“Estamos em uma posição muito mais forte do que há 18 meses”, disse o diretor-presidente A Nike registrou lucro líquido de US$ 1,3 bilhão no segundo trimestre fiscal de 2022, alta de 7% na comparação anual. A empresa americana de calçados e vestuário teve receitas de US$ 11,3 bilhão entre setembro e novembro, uma alta de 1% sobre o mesmo período de 2020.
O lucro por ação no trimestre foi de US$ 0,83, acima da expectativa dos analistas de US$ 0,66 por ação, de acordo com a agência FactSet. As receitas no período também vieram além do consenso do mercado, de US$ 11,2 bilhões. Há pouco, a ação da Nike negociada na Bolsa de Nova York (Nyse) tinha alta de 3,52% no pré-mercado.
“Os robustos resultados trimestrais mostram que nossa estratégia está funcionando em um cenário dinâmico”, diz John Donahoe, diretor-presidente da Nike, em nota. “Estamos hoje em uma posição competitiva muito mais forte do que há 18 meses.”
Tomohiro Ohsumi/Bloomberg
Apesar da recuperação após alguns trimestres sofrendo efeitos da crise logística global e o fechamento de fábricas em decorrência da pandemia, a Nike viu queda nas venda em alguns de seus principais mercados consumidores.
Na China, as vendas caíram 20% no segundo trimestre fiscal, se comparado com o mesmo período de 2020, enquanto na Ãsia-Pacífico e América Latina a retração foi de 8%. Na América do Norte, as vendas cresceram 12%, enquanto na Europa, Oriente Médio e Ãfrica houve incremento de 6%.