Geral BRASIL

Bolsonaro se preocupa com votos nulos: 'Esquerda sempre votou'

Por Redação

17/03/2022 às 17:18:13 - Atualizado há

O presidente Jair Bolsonaro (PL) demonstrou, nesta quinta-feira (17), preocupação com o desânimo de parte do eleitorado que o elegeu em 2018.

Em declaração após cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, no Palácio da Alvorada, o presidente condenou a abstenção e chamou atenção para o que ocorreu nas eleições do vizinho, o Chile. 

“O pessoal muitas vezes reclama: "Ah, o Chile". O Chile, quem decidiu [as eleições] foram os omissos. O pessoal não quis votar em ninguém, a esquerda sempre votou, não reclame. E assim com vários outros países. A democracia é linda, maravilhosa, mas passa pelo eleitor”, declarou Bolsonaro.

Ele pretende disputar a reeleição em outubro deste ano e tem como um dos principais adversários o ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva.

Porém, o argumento do chefe do Executivo federal não tem respaldo nos números oficiais chilenos. Segundo o Serviço Eleitoral do Chile (Servel), 8,3 milhões de chilenos participaram das votações em dezembro de 2021, que tiveram como resultado a eleição do candidato da esquerda e ex-líder estudantil Gabriel Boric, da coalizão Apruebo Dignidade.

Esse número corresponde a uma participação de 55,4% da população num país onde o voto não é obrigatório, o que é diferente da realidade brasileira.

Reforçando sua inquietação com a possibilidade de alto índice de abstenções, Bolsonaro acrescentou que "a pior coisa que você [eleitor] pode fazer é anular seu voto".

“A decisão de vocês vem no voto. Tem eleições este ano, cada um vota em quem achar que pode ajudar a melhorar o seu país. A gente não vai entrar em detalhes outros. É a consciência, o entendimento e a responsabilidade. A pior coisa que você pode fazer é anular seu voto, a pior coisa. Você está delegando a terceiros decidir, então, o futuro do Brasil.”

A cerimônia de posse de Boric ocorreu na última sexta-feira (11) e não contou com a presença de Bolsonaro, que em mais de uma ocasião criticou as eleições chilenas.

Quem representou o governo brasileiro e fez a diplomacia com o Executivo chileno foi o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos).  

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes

Fonte: O TEMPO
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira