O América está na Chave D da Copa Libertadores desta temporada. Em sua primeira participação na fase de grupos, o Coelho terá pela frente Atlético, Independente del Valle, do Equador, e Tolima, da Colômbia. A estreia na principal competição sul-americana será na semana do dia 5 de abril (veja o calendário detalhado no fim da matéria). Até lá, o clube americano enfrentará o Tombense neste sábado (26), às 11h, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pelo jogo de volta da semifinal do Troféu Inconfidência, e o Athletico-PR na próxima segunda-feira (28), às 20h, na Arena da Baixada, em Curitiba, em partida amistosa.
Histórico
O América conseguiu um feito histórico no ano passado. Ao terminar o Campeonato Brasileiro na oitava posição, com 53 pontos, conseguiu uma vaga inédita à Libertadores. Porém, teve que iniciar a disputa do torneio nas fases iniciais. Em seu primeiro embate na competição, o Coelho enfrentou o Guaraní, do Paraguai, pela segunda fase. No jogo de ida, no estádio Independência, em Belo Horizonte, derrota por 1 a 0. Mas a redenção aconteceu na partida de volta no estádio Defensores del Chaco, em Assunção: vitória por 3 a 2 e classificação nos pênaltis (5 a 4). Na terceira etapa, o adversário foi o Barcelona, do Equador. No duelo de ida, também no Independência, o América segurou o empate por 0 a 0. Após novo empate por 0 a 0 no jogo de volta, mas dessa vez no estádio Monumental Isidoro Romero Carbo, em Guayaquil, a classificação foi resolvida nos pênaltis. E, de forma heróica, o Coelho venceu por 5 a 4. Calendário
As datas e horários dos jogos da fase de grupos ainda não estão definidos. Até agora, a Conmebol divulgou apenas um calendário preliminar com as semanas em que cada confronto ocorrerá. Veja a seguir: FASE DE GRUPOS 1ª rodada – entre os dias 5 e 7 de abril 2ª rodada – entre os dias 10 e 12 de abril 3ª rodada – entre os dias 26 e 28 de abril 4ª rodada – entre os dias 3 e 5 de maio 5ª rodada – entre os dias 17 e 19 de maio 6ª rodada – entre os dias 24 e 26 de maio A final da Libertadores está marcada para o dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador.