Uma semana do prazo final para entrega das declarações do imposto de renda à Receita Federal, mais de 776 mil mineiros ainda prestaram as contas referentes a 2021 ao Leão. A data limite é na próxima terça-feira - 31 de maio.
Balanço divulgado nesta manhã pela Receita indica que mais de 2,4 milhões de declarações já foram enviadas no estado. O número corresponde a 76% da previsão total de 3,2 milhões de contribuintes mineiros que devem submeter as informações financeiras ao órgão.
Em todo o Brasil, já foram entregues 25.838.361 declarações e a Receita Federal espera receber os registros de mais 6 milhões de pessoas até a próxima terça-feira. “A expectativa é de que 34.100.000 declarações sejam enviadas até 31 de maio, quando termina o prazo”, projeta.
A declaração pode ser feita online, via site da Receita Federal, mas desde que o contribuinte já tenha cadastro no sistema gov.br - o mesmo usado para obter o formato digital da carteira de habilitação, ipva e certificado de vacinação contra a Covid-19.
O contribuinte também pode fazer a declaração no smartphone ou tablet por meio do aplicativo IRPF, disponível na App Store e no Google Play. Por fim, há a opção de enviar as informações baixando o e-CAC, programa da receita disponível para download.
Professor de Planejamento Tributário do Ibmec BH, Antônio Paulo Machado diz que o ideal é procurar ajuda profissional. “Principalmente se a pessoa não tem familiaridade, é recomendado contratar um profissional que já vai ter o conhecimento e fazer de maneira mais rápida. Apesar de ser um processo muito intuitivo, pode ser que tenha alguns questionamentos e a data já está próxima do final”, sugere.