Ao longo da última segunda-feira, dia 15, a comunidade de Antônio Pereira celebrou o último dia do Jubileu da Lapa. Neste ano são comemorados 300 anos da aparição de Nossa Senhora da Conceição da Lapa na gruta que ganhou o nome e uma capela em louvor à santa. Além da homenagem religiosa preparada pela comunidade do distrito, a Prefeitura de Ouro Preto organizou uma programação cultural para os moradores, com shows, reforma da quadra e brinquedos para crianças, e também a estrutura para que a festa pudesse acontecer da melhor forma.
O dia 15 de agosto, é o ponto alto das comemorações. A comunidade católica de Antônio Pereira acordou cedo para receber os romeiros que seguiram até a Gruta da Lapa para prestar tributos e agradecimentos à santa. Muitos saíram a pé de Ouro Preto, percorrendo a Rua XV de agosto, que recebeu esse nome justamente pela grande movimentação de romeiros na via no dia de Nossa Senhora da Lapa, até a Estrada da Purificação, depois pela MG-129, até chegarem à gruta. Toda a comunidade se envolve nos festejos, como o senhor Raimundo Paula da Silva, que, aos 78 anos, mesmo aposentado, trabalha como segurança na Gruta da Lapa há 14 anos durante o período de festa.
No decorrer do dia, fiéis e romeiros de todos os cantos foram vistos subindo e descendo a Rua da Lapa para participarem das celebrações, procissões e homenagens à Nossa Senhora. Às 11 h, aconteceu a Solene Celebração Eucarística, presidida por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo da Arquidiocese de Mariana. Antes da celebração, os fiéis receberam a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Lapa, logo em seguida, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, e a vice-prefeita, Regina Braga, abriram a procissão de entrada da celebração carregando o estandarte de homenagem aos 300 anos de fé e gratidão à Nossa Senhora da Lapa que foi doado à comunidade pelo prefeito.
Para o Padre Marcelo Moreira Santiago, pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus, em que está localizado o Santuário da Lapa, a festa deste ano traz alegria e esperança para a comunidade. "Nós queremos agradecer a participação da Prefeitura de Ouro Preto e de outras instâncias que se somaram para que a festa pudesse se realizar no seu propósito, por ser uma festa que traz alegria e esperança ao nosso povo, estamos praticamente saindo de uma pandemia, foram momentos muito difíceis. Nesses últimos dois anos, nós não tivemos aqui a presença dos fiéis, então essa festa abre um novo momento, de esperança, de vida para o nosso povo, acho que a fé traz esse sinal de que vale a pena lutar", destacou o pároco.
Após as celebrações, o prefeito Angelo Oswaldo e a vice-prefeita Regina Braga, e também secretários municipais, receberam do vereador Vander Leitoa, morador do distrito de Antônio Pereira, uma comenda em homenagem aos serviços prestados no distrito de Antônio Pereira. Receberam a homenagem o chefe de gabinete, Zaqueu Astoni; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra; a secretária de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro; o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis; e a secretária de Planejamento e Gestão, Crovymara Batalha.
Angelo Oswaldo destacou a força e resiliência da comunidade de Antônio Pereira, que enfrentou muitos desafios nos últimos tempos. "Em 300 anos de Jubileu da Lapa, essa é uma das versões mais bonitas, tanto pela devoção e pela fé do povo, como também pelo entusiasmo de Antônio Pereira com as grandes transformações, nós superamos momentos críticos. Vemos o coroamento do esforço do povo de Antônio Pereira em sobreviver com dignidade e com garra, com seus compromissos históricos e ser uma comunidade plenamente voltada para com o bem-estar de todos", encerrou o prefeito.
ASCOM - Prefeitura de Ouro Preto