O Portal do Bicentenário da Independência do Brasil promove, entre 5 e 9 de setembro, atividades que visam tanto comemorar a data, quanto repensar as ideias de Brasil que marcam os 200 anos desde o Grito do Ipiranga. O projeto, “Virando o 7”, visa unir o ensino básico com as universidades e contempla diversas áreas do conhecimento – de história a matemática.
“A ideia é trabalhar o tema do bicentenário entendendo o tema não apenas como uma efeméride, mas do pressuposto dos 200 anos, literatura, matemática, história, meio-ambiente. A proposta é fazer esse debate sobre os vários processos de independência dos vários "Brasis". O processo de independência não foi o mesmo para todas as populações”, explica Luciano Mendes, professor da UFMG e membro do portal do bicentenário.
“Como efeméride, momento de comemoração, permite pensar nos projetos que foram silenciados. O bicentenário retoma a discussão”, completa. O Portal do Bicentenário realiza mesas redondas, rodas de conversa, transmite programas educativos e exibe filmes e documentários sobre a temática. A iniciativa é uma aliança entre universidades, pesquisadores, sindicatos docentes, movimentos de representação docente e discente, movimentos sociais e sociedade civil.
“Os conteúdos e todas as demais realizações do Portal do Bicentenário visam à construção de uma sociedade igualitária, democrática, laica, inclusiva, não violenta, antirracista, antiLGBTfobia, antissexista, anticapacitista, e estão engajados no combate a todo e qualquer tipo de discriminação e violência, notadamente, aquelas que são motivadas pelo gênero, raça, etnia, orientação sexual, religião, região, profissão e engajamento político das pessoas”, explica nota à imprensa.