“Depois de dois anos sem ocuparmos as ruas, o espaço, a cidade, por causa da pandemia, voltamos com toda a força. É importante dizer que a cidade é para todas, todos e todes. Nós LGBTQIAPN + precisamos ocupar todos os espaços da cidade, à luz do dia, à noite, no horário que quisermos”, disse Maicon Chaves, presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG).
Ele destacou que o movimento deve ocupar os espaços públicos, institucionais e de trabalho, e que o evento seja um ato de retomada da cidade e desses espaços.
“A expectativa para hoje é que seja uma parada alegre, festiva, de reencontros. Com o espírito renovado de que temos esperança pela frente”, completa.
Chaves lembra que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) é uma parceira da entidade há anos. “Desde o ex-prefeito Kalil que veio, foi o primeiro prefeito que participou efetivamente da parada. Mas o prefeito atual, Fuad Noman, nos acolheu com muito carinho na prefeitura e assumiu o compromisso de estar aqui hoje para saldar a população LGBT de Belo Horizonte, da qual ele precisa cuidar com carinho.”