O ano de 2022 foi marcado pelo retorno da crença no amor: cresceu o número de uniões estáveis e de casamentos homoafetivos - uma tendência de recuperação já observada em 2021. Foram 132 mil uniões e quase 12 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo registrados. No total, foram 814.576 casamentos. Os dados são da 4ª edição do Relatório Anual Cartório em Números, divulgada nesta terça-feira (10).
O levantamento também mostrou que, como reflexo da pandemia, as pessoas estão preocupadas com o cumprimento dos seus desejos pessoais e o destino de seus bens em caso de falecimento. Testamentos, inventários e partilhas permaneceram altos no ano passado. O cartório de notas atingiu o patamar dos 33,5 mil testamentos. Só de inventários, procedimento realizado para apurar bens, dívidas e direitos do falecido para se chegar a herança, foram 213 mil abertos.
Ainda foram registrados 1.361.822 óbitos em todo o território nacional, e o menor número de nascimentos – 2.354.305 - desde o início da série histórica do Registro Civil, em 2002.
Segundo uma pesquisa do Datafolha, os cartórios ocupam a primeira colocação entre as instituições de maior confiança da população à frente de outros 14 órgãos públicos e privados. Foram realizadas 944 entrevistas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.
O levantamento do Relatório Anual Cartório em Números traz dados de todas as 13.440 unidades de municípios e distritos brasileiros.