Morreu nesta quarta-feira (31) Walter Pitombo Laranjeiras, conhecido como Toroca, presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Ele tinha 89 anos e estava em casa, na cidade de Maceió, Alagoas.
Toroca estava afastado da entidade que gere a modalidade no país desde janeiro de 2023 alegando problemas de saúde.
O mandatário foi eleito em 2014, quando Ary Graça deixou o cargo para assumir a Federação INternacional de Vôlei (FIVB), e conseguiu a reeleição em 2017 e 2021.
Radamés Lattari, atual presidente da CBV que assumiu durante a licença de Toroca, desejou pêsames aos familiares em uma publicação feita no Instagram.
- Amigos, infelizmente o voleibol brasileiro perdeu hj sua maior liderança, e eu perdi um dos maiores amigos que a vida me presenteou, difícil encontrar palavras para descrevê-lo, mas acreditem um ser diferenciado, inteligente, amigo, leal, companheiro, parceiro, família. CRB, Flamengo e Mangueira, eram suas outras paixões além do voleibol e sua família. Que Deus o receba de braços abertos, até breve meu amigo - escreveu na legenda de uma foto ao lado de Toroca. A entidade se manifestou por meio de nota oficial, publicada ainda durante a derrota do Brasil para a China na Liga das Nações.
- Com imenso pesar, a CBV comunica o falecimento de seu presidente, Walter Pitombo Laranjeira, o Toroca, aos 89 anos. Uma vida inteira de amor ao esporte, principalmente ao voleibol. Uma trajetória de realizações e dedicação, que ficará marcada na história do esporte nacional. Neste momento tão difícil, a CBV presta sua solidariedade à família e aos amigos, em especial a Gustavo Toroca, presidente da Federação Alagoana de Voleibol. Ao presidente Toroca, nosso muito obrigado e nossa eterna saudade - diz o texto.
Além da CBV, Toroca também presidiu o Conselho Deliberativo do CRB, e comandou a seleção alagoana de vôlei. Fora do esporte, foi vereador e deputado estadual no seu estado natal.