A Apple anunciou nesta segunda-feira (5/6) a nova atualização de sistema para iPhones e outros aparelhos da marca. O IOS 17 não estará disponível para smartphones produzidos antes do iPhone XR (lançado em 2018). Na web, internautas comentaram sobre a “exclusão” do Iphone de botão. O botão no centro inferior do Iphone, presente desde o primeiro smartphone da Apple, lançado em 2007, deixou de existir nos aparelhos produzidos depois do Iphone 8.
Nas redes sociais, os iPhones de botão são conhecidos como “injustiçados”, e dividem opiniões entre os que não abandonam o “celular velho” e os que julgam o design ultrapassado do aparelho. O único iPhone de botão que se livrou de não receber a nova atualização de IOS foi o SE 2ª geração. Lançado em 2020, o modelo econômico possui o formato de aparelhos antigos e o processador do iPhone 13. Leia:
iPhone 14: 3 inovações que a Apple trouxe em nova linha de smartphones IOS 17
As mudanças foram apresentadas na abertura da conferência mundial de desenvolvedores, a WWDC 2023, inclui as seguintes inovações de sistema:
- Apple Mapas: o aplicativo de mapas e navegação da empresa agora pode ser utilizado sem acesso a internet.
- Contact Posters: permite que a foto e o nome de um amigo ou parente que está ligando sejam exibidos de forma personalizada.
- NameDrop: uma evolução do AirDrop, recurso que permite o compartilhamento de fotos, vídeos e documentos com outros dispositivos Apple em poucos segundos. Com o NameDrop, basta aproximar o iPhone de outro aparelho para compartilhar seus contatos.
- StandBy: funciona como um rádio relógio inteligente, no qual o usuário utiliza seu iPhone deitado para exibir informações como hora, data, previsão do tempo e outros recursos.
- Siri: a Apple removeu o comando 'Hey, Siri' de sua assistente pessoal. No iOS 17, os usuários deverão apenas pronunciar o nome da tecnologia para ativá-la.
- Live Voicemail: O sistema será capaz de transcrever mensagens de correio de voz em tempo real diretamente na tela do iPhone.