Fayda Belo, advogada e influenciadora, que conquistou a internet com seus vídeos engraçados sobre direito, acredita que toda a população merece ter conhecimento sobre o assunto. A consultora jurídica contou em entrevista exclusiva para o Estado de Minas, durante sua participação no último dia do FIRE FESTIVAL 2023, neste sábado (26/8), em BH, qual é a sensação de colher os frutos do projeto.
“Durmo com o coração pulsando, porque essa era a meta. A gente cria para ajudar o outro, o dinheiro é relevante, mas o motor é quem vai ouvir e ver o vídeo. Enquanto esse corpo humano recebe, aprende, e isso muda a história dele, não tem preço.”, conta Fayda.
Fayda é advogada especialista em crimes de gênero, direito antidiscriminatório e feminicídios e usa sua especialização para educar o público usando uma linguagem dinâmica. O objetivo é simplificar a linguagem rebuscada, para que todos tenham acesso à informações jurídicas.
Os conteúdos da advogada, que usa uma linguagem dinâmica para falar sobre leis e direitos da população, tem um grande alcance. Um dos vídeos tem mais de 19 milhões de visualizações no TikTok.
Desafios de uma mulher preta
Apesar de sentir que todos os dias “muros se rompem” quando o assunto é gênero e raça, Fayda destaca que ainda sofre empecilhos na sua área. Segundo ela, mulher preta que advoga no ramo criminal, o ramo em que atua, pode se tornar um ambiente machista e hostil.
“Quando eu falo em gênero, sempre pensam em quem é a mulher branca, porque reduzem a mulher negra à raça, quando na verdade a gente tem conhecimento técnico para falar de vários outros temas. Então, são muros que todo dia a gente vai rompendo, porque como uma boa brasileira, não desisto nunca”, afirma a advogada influenciadora.