Minas Gerais Economia & Política

Sebrae Minas vai selecionar empresas do polo moveleiro de Ubá para expor na CasaCor Minas Gerais

Estão abertas as inscrições para a seleção de pequenas indústrias moveleiras, arquitetos ou designers de interiores de Ubá, na Zona da Mata, interessados em participar do Programa Idear – iniciativa do Sebrae Minas que promove e fomenta novos negócios nos polos produtivos moveleiros do estado.

Por Redação

06/02/2024 às 16:23:33 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Estão abertas as inscrições para a seleção de pequenas indústrias moveleiras, arquitetos ou designers de interiores de Ubá, na Zona da Mata, interessados em participar do Programa Idear – iniciativa do Sebrae Minas que promove e fomenta novos negócios nos polos produtivos moveleiros do estado. Entre as ações do programa está a participação das empresas da região em um dos maiores eventos de decoração e arquitetura de Minas Gerais, a CasaCor Minas Gerais 2024. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 29 de fevereiro neste link.

Serão selecionadas para o programa, dez empresas da indústria moveleiras e cinco arquitetos / designers de interiores da região. Os escolhidos irão desenvolver novos produtos com a curadoria designer Gustavo Greco, fundador e diretor de criação da Greco Design. Os móveis serão expostos e comercializados nos espaços do Sebrae Minas na CasaCor Minas Gerais, realizada de 6 de julho a 25 de agosto, em Belo Horizonte.

Durante o evento, as empresas participarão ainda de uma Agenda de Relacionamento com potenciais compradores de móveis e poderão apresentar seus produtos, estabelecendo novos contatos e parcerias comerciais. Antes disso, os selecionados vão conhecer, entre os meses de maio e junho, a edição da CasaCor São Paulo, onde poderão fazer benchmarking e networking.

"Ao impulsionar os polos moveleiros de Minas Gerais em grandes eventos como a CasaCor, apresentamos a força da nossa indústria e a qualidade dos móveis produzidos por pequenos negócios do estado. Uma estratégia que ressalta não apenas a vocação econômica de regiões como Ubá, mas também cria novas oportunidades de negócios, além de estimular o desenvolvimento dos territórios”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

As ações do programa Idear em Ubá estão previstas para começar no início de março. No dia 26 de fevereiro, o Sebrae Minas promove um encontro com os empresários para esclarecer dúvidas e apresentar a programação e os principais resultados esperados com o programa. O encontro acontece a partir das 18h30, na Rua Santa Cruz, 150, no centro da cidade. Para se inscrever clique aqui.

Além de Ubá, outros polos moveleiros do estado – entre eles, Carmo do Cajuru e Região Metropolitana de Belo Horizonte -, também serão beneficiados pelo Idear este ano, e terão atividades de acordo com as necessidades de cada polo, como por exemplo, capacitações gerenciais e ações de acesso a mercado.

Apoio aos pequenos

A fabricação de móveis na região de Ubá teve início na década de 1960, com o surgimento de pequenas marcenarias, que fabricavam móveis reutilizando a madeira de caixotes. Desde então, a atividade passou a se desenvolver e, atualmente, é considerada vital para a cadeia produtiva regional.

Por volta da década de 1990, o crescimento das indústrias chamou a atenção do Sebrae Minas, que, em 1996, passou a trabalhar na organização do setor, sempre em parceria com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind). Naquela época, já havia a percepção das potencialidades do polo, que se consagrava como o maior do estado de Minas Gerais pelo número de indústrias do segmento.

Desde então, diversas ações foram promovidas para fortalecer e impulsionar as mais de 300 empresas do polo, a maioria de micro e pequeno porte e responsáveis pela geração de 20 mil empregos em 25 municípios.

Em 2009, o Sebrae Minas implementou uma iniciativa pioneira para o reforço da competitividade do Arranjo Produtivo Local (APL). Com base em estudos sobre hábitos de consumo mundiais e principais modificações nos polos fabricantes de móveis na Europa, foi construída uma nova visão de futuro para o APL de Ubá e identificadas quatro áreas prioritárias de melhoria – Ponto de Venda, Gestão de Produtos (design), Produção e Logística –, com estabelecimento de programas para o avanço em cada uma.

-

Serviço

Programa Idear em Ubá

Inscrições até 29 de fevereiro: https://l1nk.dev/7XuPB

Palestra de sensibilização: 26 de fevereiro, às 18h30, Rua Santa Cruz, 150, no centro. Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/programa-idear-espaco-sebrae-polo-moveleiro-de-uba-na-casacor/2327389

Informações: (32) 3541-2923

-

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Luciana Grillo – (32) 99925-9134| (32) 99107-0468

[email protected]

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias