Doze produtores de café da Região do Cerrado Mineiro vão participar da primeira fase do Projeto IndustriAGRO, iniciativa do Sebrae Minas, Senai e Expocacer. A assinatura do termo de parceria entre as entidades será feita durante a MilkShow e Feira de Negócios e Tecnologias do Cerrado Mineiro (Fenaminas), nesta quarta-feira (24/7), em Patos de Minas.
O projeto vai mapear, ao longo do segundo semestre de 2024, os processos tecnológicos utilizados na manutenção de máquinas agrícolas e nos sistemas de irrigação da cafeicultura, além de oferecer consultorias especializadas aos produtores atendidos pelo programa Educampo. O objetivo é produzir um diagnóstico das propriedades rurais para obter a máxima eficiência de uso do solo, redução de custo, controle dos processos e capacitar os funcionários das fazendas para manuseio dos equipamentos disponibilizados.
"Embora a tecnologia agrícola tenha avançado consideravelmente nos últimos anos, os custos com manutenção e as perdas de produção causadas por indisponibilidade de máquinas ainda representam um desafio significativo para os produtores rurais", destaca o gerente do Senai, Lucas Santos Silva.
A otimização do processo de manutenção de máquinas e equipamentos, que ajuda a reduzir significativamente os custos com reparos e paradas não programadas, são alguns dos benefícios apontados pelo gerente do Sebrae Minas na Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Alves. "Esse é um projeto-piloto que tem o objetivo de contribuir para melhorar ainda mais a gestão dessas propriedades, propiciando ganho da eficiência operacional e aumento da capacidade produtiva dos cafeicultores participantes", afirma.
A metodologia do Projeto IndustriAGRO prevê ciclos de capacitações individualizadas nas fazendas sobre o uso das ferramentas e de boas práticas operacionais, auditorias de manutenção, confecção de relatório de dados e apresentação dos resultados.
Cafeicultura
Há mais de 20 anos, o Sebrae Minas vem atuando na Região do Cerrado Mineiro com diversas ações, dentre elas, o Educampo – programa que oferece modelo de assistência gerencial e tecnológica intensiva para grupos de produtores de uma mesma atividade econômica, vinculados a uma empresa parceira.
O Brasil, além de ser o primeiro produtor, é também o segundo maior país consumidor de café no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos. A cultura cafeeira tem grande importância no desenvolvimento econômico e social, estimulando o desenvolvimento regional. Atualmente, a Região do Cerrado Mineiro, primeira Denominação de Origem (DO) para Cafés no Brasil, é referência mundial na produção de cafés de alta qualidade.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba
Henrique Ulhoa (STARK)
(31) 99445-2460
henrique.stark@sebraemg.com.br