Nove empreendedores de Divinópolis, acompanhados do presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do município (Sindvest), Mauro Célio de Melo Júnior, estiveram na Missão Integra Moda, nesta semana (29/ a 31/7), em Caruaru (PE).
Nove empreendedores de Divinópolis, acompanhados do presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do município (Sindvest), Mauro Célio de Melo Júnior, estiveram na Missão Integra Moda, nesta semana (29/ a 31/7), em Caruaru (PE). O Polo de Confecções do Agreste, que abrange as cidades de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, é um dos maiores centros de produção têxtil do Brasil.
Promovida pelo Sebrae Minas, a visita técnica contemplou diversas atividades. Entre elas, a Rodada de Negócios, realizada há 19 anos pela Associação Comercial e Industrial de Caruaru (Acic), e que reúne compradores e expositores de todo o país. A experiência proporcionou conhecimento sobre as boas práticas locais, com foco na infraestrutura e dinâmica das Rodadas de Negócios.
A comitiva de Divinópolis também visitou o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), onde foram apresentadas iniciativas de inovação, cooperação e intercâmbio de informações entre empresas, governo e instituições de ensino. No Armazém da Criatividade – Porto Digital, os empreendedores conheceram as parcerias estratégicas que impulsionam o crescimento do setor têxtil na região, a partir de uma base tecnológica e equipamentos de alta performance. O local ainda funciona como espaço para desenvolvimento de novos negócios.
O analista do Sebrae Minas Denis Magela, que acompanhou a missão, afirma que a experiência colabora com a construção de ideias para a Rodada de Negócios do vestuário, que será realizada em Belo Horizonte, nos dias 2 e 3 de setembro, e vai reunir 25 empresários do setor, com foco no polo de confecção de Divinópolis. “Caruaru tem uma infraestrutura robusta e parcerias eficazes. Conhecer a dinâmica que faz do agreste pernambucano uma referência no setor têxtil é um fator que motiva e inspira”, explica.
Ampliar horizontes de atuação, e conhecer novas formas de empreender, foram as principais oportunidades destacadas pelo presidente do Sindvest. “Essa iniciativa do Sebrae Minas foi importante, também, para entender como se dão as parcerias entre o setor produtivo e o governo de Pernambuco, além da relevância das feiras anuais para fomentar as vendas que, em Caruaru, chegam a R$ 60 milhões. Temos que nos unir e aprender com eles, principalmente na desburocratização dos processos", destaca.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
(37) 98829-3910 (WhatsApp)