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Cultura Empreendedora

Vale do Aço Destino Turístico apresenta produtos para comercialização

O Vale do Aço conta, agora, com quatro produtos turísticos estruturados para comercialização.


O Vale do Aço conta, agora, com quatro produtos turísticos estruturados para comercialização. O anúncio ocorreu na última sexta-feira (29/11), em evento organizado pelo Sebrae Minas, em Ipatinga, e contou com a participação dos empreendedores que integram os roteiros Serra dos Cocais e Ipatinga Rural, Rota do Mutum e Vales dos Tropeiros Cicloturismo. A ação conectou pequenos negócios localizados nestes atrativos turísticos, aos profissionais que atuam no setor, como agentes de viagem, serviços de hotelaria e receptivos, além de entidades apoiadoras do segmento.

O objetivo é incentivar a inovação e a comercialização das experiências oferecidas na região. O analista do Sebrae Minas Alessandro Challub destaca que a iniciativa vai impulsionar a visitação nas 28 cidades que compõem essa região do Vale do Aço. "Temos uma gastronomia diversificada, áreas rurais de grande beleza, artesanato e a tradicional hospitalidade mineira. São fatores que movimentam uma infinidade de passeios para atender às expectativas tanto de famílias em busca de tranquilidade e conexão com a natureza, até aventureiros interessados em esportes radicais", afirma.

O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, Mauro Guimarães, que representou o Governo de Minas Gerais no evento, reforça que o estado possui riquezas únicas que atraem um número cada vez maior de visitantes. "No primeiro bimestre deste ano, Minas registrou um crescimento de 7,6% no desempenho turístico em comparação com o mesmo período de 2023. Intensificamos investimentos no setor, e o Vale do Aço é um dos privilegiados, tendo em vista o seu potencial turístico e socioeconômico", afirma.

Potencial empreendedor

A empreendedora Adriana Venâncio, proprietária da Saboaria Arômata da Serra, que integra a Serra dos Cocais Roteiro Turístico, foi uma das participantes do evento. "Fazer parte de um grupo de empreendedores contribui para fortalecer a nossa identidade local, permitindo trabalhar de forma cooperativa para nos conectar a outros públicos. Neste evento, pudemos apresentar ao mercado as riquezas que temos a oferecer, que se conectam por meio de uma proposta bem estudada e trabalhada, que é de encantar os nossos visitantes", diz.

Para o agente de turismo Uel Martins, da Uel Trekking, o evento permitiu conhecer novos empreendimentos ligados aos Roteiros e Rotas que integram o projeto, e pensar ideias para explorar esses produtos. "A proposta de criar passeios localmente é muito interessante, porque muitas pessoas da região não conhecem esses roteiros. Poder conversar com os empreendedores locais foi muito positivo para identificarmos oportunidades de comercializar esses produtos", destaca.

Encontro foi uma oportunidade para a conexão e troca de experiências entre empreendedores do setor turístico da região. Foto: Divulgação

Vale além do Aço

Os quatro destinos turísticos fazem parte do Projeto Vale do Aço Destino Turístico, realizado pelo Sebrae Minas, em parceria com o Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM), Vale do Aço Conventions e Visitors Bureau, Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), gestores municipais e empresários da cadeia produtiva associada ao turismo da região. O objetivo é impulsionar a economia local por meio da valorização das riquezas naturais, culturais e gastronômicas, do incentivo ao empreendedorismo e à inovação.

O produto turístico mais recente do projeto, lançado em agosto deste ano, é a Rota Vales dos Tropeiros Cicloturismo, voltada para o ecoturismo, aventura e experiência. Os produtos apresentados são fruto de uma série de capacitações dos pequenos negócios locais voltadas para melhoria da gestão, finanças, vendas, marketing digital e atendimento, além da criação e estruturação das rotas. "Em 2011, iniciamos um levantamento de atrativos turísticos. Identificamos uma diversidade de possíveis roteiros a serem explorados e, a partir daí, iniciamos a estruturação e as capacitações dos empreendimentos que estão nesses roteiros", relata o analista do Sebrae Minas Alessandro Challub.

Oito municípios participam do projeto: Açucena; Belo Oriente; Coronel Fabriciano; Ipatinga; Marliéria; Santana do Paraíso; São Domingos do Prata; e Timóteo. Juntos, eles abrigam uma população de, aproximadamente, meio milhão de pessoas. Foram catalogados, na região, cerca de 198 atrativos turísticos, sendo 50 naturais, 81 culturais e 67 de eventos permanentes, além de mais de 100 serviços de gastronomia, incluindo os prestigiados festivais "Comida diButeco", "Rota dos Sabores" e "Ipatinga Gourmet". Diante deste quadro, o projeto visa transformar o Vale do Aço em um dos cinco principais destinos de eventos e convenções de Minas.

Assessoria de imprensa Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço
Fernanda Pereira (Stark)
(31) 98250-1752
fernanda.stark@sebraemg.com.br

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