Com foco em soluções inovadoras e eficientes para os desafios na área da educação, o Sebrae Minas e a Prefeitura de Ubá desenvolveram o Planejamento Estratégico Municipal de Educação 2025-2034. O documento foi entregue em novembro e sua elaboração contou com a colaboração de servidores e dirigentes da Secretaria Municipal de Educação de Ubá.
O planejamento apresenta uma visão de futuro consistente com a realidade do município, incluindo desafios e resultados a serem alcançados em cada área de atuação. "A proposta é oferecer um caminho, e orientar sobre as prioridades e ações da Secretaria de Educação de nosso município para os próximos dez anos", destaca o secretário da pasta, Samuel Gazolla Lima.
O documento foi elaborado a partir de pesquisa e diagnóstico que levantaram informações sobre os principais gargalos e oportunidades enfrentados na educação municipal. Entre as temáticas abordadas estão o uso da tecnologia, o diálogo com a sociedade e a integração do território, iniciativas alinhadas com os objetivos traçados no Programa de Governo, que busca tornar Ubá uma cidade mais dinâmica e segura, promovendo educação de qualidade, com inclusão e sustentabilidade.
A analista do Sebrae Minas Reginamaria Loures explica que, além da criação do documento, ainda foram realizadas ações coletivas com as lideranças das secretarias administrativas, pedagógicas e de gestão de 33 escolas. "Esperamos que o planejamento contribua de forma significativa com o Plano Municipal de Educação de Ubá, implementando a educação empreendedora na grade curricular dos alunos e promovendo educação de qualidade para todos", ressalta.
Elaboração do documento
A proposta foi construída por meio de treinamento e participação dos servidores municipais, que identificaram os desafios enfrentados, além das ações e estratégias de melhoria contínua do ensino, com avaliações e monitoramento constante dos resultados. O Planejamento Estratégico 2025-2034 traz metodologias de trabalho que priorizam o foco nos resultados e fortalecem o diálogo e a transparência. Assim, será possível agir na gestão e correção de metas, no controle educacional e na fiscalização democrática dos atos.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Zona da Mata e Vertentes
Luciana Grillo (Stark)
(32) 99925-9134