Entre 23 de novembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025, Ouro Preto foi transformada em um cenário encantador, com mais de um milhão de luzes iluminando os principais pontos turísticos da cidade. O destaque foi a maior árvore de Natal entre as cidades históricas, localizada em frente ao Museu da Inconfidência. Em sua terceira edição, o evento foi promovido pela Prefeitura de Ouro Preto e pelo Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig e organização da Holofote Cultural.
Uma novidade deste ano foi a integração do Natal da Mineiridade, que celebrou a rica cultura e as tradições de Minas Gerais. Visitantes puderam vivenciar costumes regionais e apreciar atrações como as Pastorinhas, corais e o tradicional Desfile do Zé Pereira.
De acordo com Flávio Malta, secretário de Turismo e Cultura, a decoração foi pensada para valorizar os elementos arquitetônicos da cidade."Ouro Preto é uma cidade patrimônio do mundo e, por isso, nós buscamos valorizar as janelas, sacadas, as praças e os largos. Na Praça Tiradentes, a árvore de Natal é para simbolizar que Ouro Preto é, sim, um dos mais importantes destinos de Natal", afirmou.
Outro atrativo foi a Projeção Iluminada Cemig, que combinou tecnologia, luz e história. Este ano, a temática destacou o Natal da Mineiridade, reforçando o papel de Minas Gerais como um lugar de encontro familiar e de celebração cultural.
Impacto econômico e perfil do público
A Secretaria de Turismo estimou que cerca de 90 mil pessoas participaram do evento, incluindo visitantes de outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, e de países como Dinamarca, Inglaterra e Chile. A faixa etária predominante foi de jovens entre 19 e 25 anos (18,5%), e 36,5% dos participantes possuíam ensino superior completo, índice que subiu para 51% ao incluir aqueles com pós-graduação.
O gasto médio estimado por participante foi de R$ 241,29, com turistas apresentando um impacto econômico 2,4 vezes maior do que os moradores locais. No total, o evento gerou uma receita aproximada de R$ 21 milhões, fortalecendo o comércio e a economia local.
Diversificação econômica
Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, destacou o papel do evento na diversificação da economia da cidade. "Ouro Preto teve uma baixa no turismo neste período do ano, porque normalmente as pessoas não visitam a cidade em dezembro. Faz três anos que estamos com um grande evento de Natal que tem atraído muitos turistas. Por isso, temos ainda apoio do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (Pade), que tem como objetivo tirar a dependência que a cidade tem da mineração", explicou.
Entre os motivos que levaram os participantes ao evento, 33,7% mencionaram a busca por confraternização e lazer, seguidos por interesse em cultura e história (30,5%). A programação, que incluiu 455 artistas de diversas áreas, atraiu um público diverso e impulsionou a economia criativa local.
Apoio cultural
O evento contou com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), Saneouro, InterOuro, Op Expert, Restaurante Sebastião e Buena Vista Hostel.
A Cemig reafirmou seu compromisso com a cultura, promovendo a democratização do acesso às artes e contribuindo para a preservação do patrimônio cultural de Minas Gerais. A empresa continua investindo em projetos que transformam vidas e fortalecem a identidade mineira.