Ouro Preto Meio Ambiente

1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente discute soluções para a emergência climática e define delegados para etapa estadual

Por Redação

13/01/2025 às 11:24:57 - Atualizado há

O município de Ouro Preto, em parceria com a Prefeitura de Itabirito, realizou a "1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente". O evento aconteceu no IFMG (Campus Itabirito) e contou com a participação de representantes da sociedade civil, além de setores públicos e privados.

Durante a Conferência, foram apresentados dez projetos sobre os eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; governança; e educação ambiental. Esses projetos serão encaminhados para a Comissão Organizadora Estadual para compor o "Caderno de Propostas". Além disso, foram eleitos dez delegados para representar os dois municípios na etapa estadual, prevista para março de 2025.

A Conferência municipal é a primeira etapa da "5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente", que tem como objetivo debater a emergência climática e ouvir a população sobre alternativas viáveis, considerando as novas políticas nacionais alinhadas a metas globais.

Na abertura do evento, os participantes assistiram a uma palestra ministrada por Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI - América do Sul. Ele destacou iniciativas da associação relacionadas aos eixos temáticos da Conferência. O ICLEI é uma rede global de governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Atualmente, Ouro Preto, em parceria com a associação, está desenvolvendo um "Plano de Ação Climática" para atender às demandas específicas do município e identificar suas vulnerabilidades diante das mudanças climáticas.

Em seguida, os participantes se reuniram em grupos temáticos para discutir e elaborar propostas. Cada grupo apresentou quatro sugestões, e as duas mais votadas de cada eixo foram selecionadas para o "Caderno de Propostas" da etapa estadual, totalizando dez propostas elaboradas.

Após essa etapa, foram eleitos dez delegados dos dois municípios. Esses representantes terão a missão de defender as propostas na próxima fase e contribuir para os debates sobre o tema. Representando Ouro Preto, foram eleitos: Marcos Gomes e Pedro Lisboa, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Bruna Monalisa, da sociedade civil; e Emi Makiãn Borum-Kren e o Cacique Danilo Borum-Kren, representando os povos originários.

Chiquinho de Assis, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Ouro Preto, destacou a relevância do evento: "De forma inédita, Ouro Preto e Itabirito uniram esforços para realizar a "1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente", parte da "5ª Conferência Nacional". Nessa ocasião, elegemos dez delegados, cinco de cada município, que representarão nossa região na etapa estadual e poderão avançar para a Conferência nacional, em Brasília. Essa parceria entre Ouro Preto e Itabirito fortalece o desenvolvimento sustentável e coloca a emergência climática no centro das discussões", afirmou o secretário.

Além das atividades da Conferência, durante a manhã, Ouro Preto formalizou sua adesão ao "Tratado da Mata Atlântica", assumindo o compromisso de restaurar e preservar o bioma. O Tratado é um dos maiores compromissos para a recuperação da Mata Atlântica, com metas que incluem o plantio de 7 milhões de árvores nativas e a restauração de 90 mil hectares em Minas Gerais.

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2025 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira