Para estimular a adoção de técnicas de melhoria genética e incrementar a alimentação do gado criado na região do Vale do Mucuri, o Sebrae Minas, em parceria com o Senar, irá promover o Seminário Agro + Produtivo.
Para estimular a adoção de técnicas de melhoria genética e incrementar a alimentação do gado criado na região do Vale do Mucuri, o Sebrae Minas, em parceria com o Senar, irá promover o Seminário Agro + Produtivo. A programação é gratuita e será realizada, neste mês, em Ataléia (23/1) e Ouro Verde de Minas (24/1). Já em fevereiro, o encontro vai acontecer nas cidades de Frei Gaspar (5/2) e Itambacuri (10/2).
A programação do seminário terá início com a palestra "A importância da adequação do manejo nutricional do rebanho leiteiro”, em uma abordagem sobre boas práticas para melhorar os índices produtivos e reprodutivos nos rebanhos por meio de adequações na alimentação que suprem as necessidades nutricionais.
Na sequência, a temática será "A importância do melhoramento genético de bovinos para o aumento da lucratividade". A prática consiste em selecionar e acasalar animais com características desejadas para as próximas gerações, com o objetivo de melhorar a qualidade da produção, tornando-a mais eficiente e lucrativa. O evento será encerrado com uma apresentação sobre o Sebraetec FIV, programa de acesso subsidiado ao processo de melhoramento genético do rebanho.
“A pecuária está na base econômica dos municípios da região, por isso, ofertamos consultorias e capacitações para que os produtores identifiquem as dificuldades do seu negócio, e desenvolvam ações de melhoria da produção", frisa a analista do Sebrae Minas na Regional Jequitinhonha e Mucuri Deborah Constantino.
Sebraetec FIV
Desde o início do programa Sebraetec FIV na região Jequitinhonha e Mucuri, em 2020, foram investidos cerca de R$ 4 milhões e realizadas cinco mil transferências de embriões. Os produtores participantes arcam com 30% do valor do procedimento, e os outros 70% são subsidiados pelo Sebrae Minas.
A sigla FIV se refere ao processo de fertilização in vitro de bovinos, no qual o óvulo de uma vaca é fecundado em laboratório, o que leva a acelerar o melhoramento genético do rebanho, o aproveitamento das fêmeas mais novas ou mais velhas – que não suportariam uma gestação natural – e o nascimento de animais com qualidade superior. O Sebraetec FIV ainda estimula o desenvolvimento tecnológico, a inovação no setor e cria oportunidades de trabalho para diversos profissionais e empresas.
-
SERVIÇO
Seminário Agro + Produtivo
Ataléia 23 de janeiro (quinta-feira) 13h às 17h
Ouro Verde de Minas- 24 de janeiro (sexta-feira) – 13h às 17h
Frei Gaspar – 5 de fevereiro (quarta-feira) – 13h às 17h
Itambacuri – 10 de fevereiro (segunda-feira) – 14h às 17h
Inscrições gratuitas pelo telefone (33) 3529-4968
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri
Samuel Martins [email protected]