Os mais de 25 mil bares e restaurantes de Belo Horizonte se preparam ao máximo para o período do Carnaval, data que promete impulsionar a economia e gerar renda para os pequenos negócios.
Os mais de 25 mil bares e restaurantes de Belo Horizonte se preparam ao máximo para o período do Carnaval, data que promete impulsionar a economia e gerar renda para os pequenos negócios. Conforme projeção da Câmara de Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a folia deve movimentar R$ 1 bilhão na capital mineira nos próximos dias. Uma pesquisa da entidade também revelou que que seis a cada 10 empresários acreditam que o Carnaval vai um impacto positivo nas vendas. O ticket médio por consumidor está estimado em R$ 180, um aumento de 42% em relação a 2024.
Nesse sentido, é fundamental que os donos de micro e pequenas empresas do setor de alimentação tenha um planejamento estratégico para obter maior faturamento possível e atrair novos clientes. Decoração especial, estoques, cardápios atraentes e promoções estão entre as ações mais efetivas desenvolvidas pelos empresários.
A empresária e chef Fernanda Beggiato, do Restaurante Beggiato, no Prado, se anima com a data para aumentar o faturamento. "Vamos servir almoço todos os dias e contratar mão-de-obra extra no fim de semana para atender à demanda. Vai ser um período interessante para aumentarmos as vendas, já que a cidade estará movimentada. Acredito que nossos ganhos serão melhores que no ano passado", afirma Fernanda, que possui o negócio há 12 anos.
Para o carnaval, a empresária também vai fazer adaptações na decoração do restaurante e no serviço. "Pretendo decorar o espaço com máscaras e outros enfeites que condizem com a data. Vamos fazer também um cardápio mais elaborado para atender ao público que curte os blocos de rua", acrescenta.
A analista do Sebrae Minas Simone Lopes fala sobre a importância da boa preparação dos empresários em um período de muito movimento em Belo Horizonte: "A cada ano, o Carnaval atrai novos públicos, gera renda e cria empregos. Com a expansão do evento, toda a cadeia econômica tende a se fortalecer, especialmente os segmentos de alimentação fora do lar, pois a gastronomia é um dos atrativos de Belo Horizonte. Os empresários precisam estar atentos aos cardápios especiais e temáticos, ampliação dos horários de atendimento, estabelecer parcerias e promoções, fazer adaptações no espaço e fazer um plano de divulgação estratégica", explica.
Algumas dicas essenciais para os bares e restaurantes:
Prepara Gastronomia
Desde 2020, o Sebrae Minas conta com o programa Prepara Gastronomia para impulsionar negócios do segmento de alimentação fora do lar. São consultorias customizadas, cursos, oficinas e apoio em eventos estratégicos para ajudar as empresas a se reinventarem no mercado. A iniciativa é direcionada para microempreendedores Individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE) sobre estratégias e ferramentas que podem ajudá-los a se preparar para as novas demandas e na alavancagem de seus negócios.
No ano passado, o Prepara Gastronomia atendeu 137 municípios mineiros, impactando diretamente no crescimento de mais de 3,5 mil pequenos negócios, com mais de 2,5 mil consultorias e capacitações realizadas. Nesse período, foram gerados mais de R$ 9 milhões em expectativas de negócios.
Sebrae Play
Com o objetivo de orientar os empreendedores sobre como aproveitar as oportunidades no período do Carnaval, o Sebrae Minas, em parceria com Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a CDL/BH, criou a coletânea "Meu negócio é Carnaval", com mais de 50 conteúdos gratuitos.
A plataforma também conta com e-books para impulsionar os pequenos negócios da gastronomia, com temáticas como planilha de precificação, fluxo de caixa, depreciação gerencial, engenharia de cardápio, marketing digital, fidelização de clientes, entre outros. Os conteúdos podem ser acessados no link.
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